O governador Romeu Zema empossou, nesta quarta-feira (6), Rossieli Soares como titular da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE-MG). Ele substitui Igor de Alvarenga, exonerado em 15 de julho. A cerimônia ocorre em meio à polêmica sobre a expansão das escolas cívico-militares no estado.
Rossieli afirmou que retomará as discussões sobre o modelo nos próximos 15 dias, ouvindo professores, rede de ensino e órgãos governamentais. O objetivo é definir um plano para implementação entre 2026 e 2027.
“Esse modelo de escola já existe em muitos estados, muito antes do governo federal criar. Eu mesmo participei lá no Amazonas, quando foram criadas essas escolas. Então, sim, desde que discutido com a comunidade. A gente precisa ter um processo muito mais cuidadoso, muito mais participativo, pois tem escola que não quer, não tem problema, vamos respeitar também“, diz.
Novo secretário de educação de Minas já foi ministro de Temer
O novo secretário de Educação de Minas tem 46 anos, é graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Em 2018, Rossieli foi ministro da Educação no governo Temer. Na época, ele se destacou no diálogo com estados e municípios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além da carreira no Governo Federal, Rossieli também comandou as pastas nos estados de São Paulo, Pará e Amazonas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
