Uma massa de ar polar avança pelo Brasil nesta sexta-feira (8), marcando a quinta onda de frio do ano. Segundo o Climatempo, Minas Gerais e mais nove estados podem registrar quedas de 5°C ou mais nas temperaturas.
O fenômeno, que começou na Argentina, já provoca declínio acentuado de temperaturas no Rio Grande do Sul, com efeitos mais intensos entre Santa Catarina e Paraná.
A onda de frio se estenderá até quarta-feira (13), afetando todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com dias consecutivos de mínimas e máximas baixas. Desta vez, o frio persistirá por mais tempo que nas ondas anteriores.
Onda de frio em Minas
De acordo com o mapa do Climatempo, as regiões mineiras mais afetadas pela massa de ar polar serão o Sul, Sudoeste, Triângulo, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Porém, regiões como Oeste e a Grande BH também podem registrar queda de temperatura, mas em menor escala.
Nesta sexta-feira (8), 303 cidades do Sul de Minas e da Zona da Mata estão sob alerta para chuvas intensas. O comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até o meio-dia deste sábado (9), podendo ser prorrogado.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
