Um homem de 77 anos foi preso após manter a esposa e o neto reféns e disparar contra policiais na tarde de sábado (23/8), em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a ocorrência, ele também ameaçou atirar contra crianças que brincavam na rua.
Segundo a Polícia Militar, denúncias informaram que o idoso, aparentemente embriagado, fazia ameaças contra os vizinhos. Os policiais encontraram o homem armado em frente à residência, impedindo que a esposa, de 71 anos, e o neto, de 17, deixassem o local.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado e iniciou uma negociação que durou aproximadamente 2 horas e 40 minutos. Durante o processo, o idoso disparou 11 vezes contra a guarnição, mas ninguém foi atingido. Após os tiros, a arma ficou sem munição, permitindo que os militares entrassem na casa e o imobilizassem. Foram apreendidas sete munições, seis cartuchos intactos e 11 cartuchos deflagrados de calibre .32.
O homem, que apresentava sinais de surto, recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi medicado, levado para a UPA de São Joaquim de Bicas e precisou ser entubado. O idoso segue internado sob escolta policial e será encaminhado à delegacia assim que tiver alta médica. A esposa e o neto não ficaram feridos.