A Prefeitura de Belo Horizonte dobrou o número de locais destinados à vacinação de crianças contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (25). O aumento ocorre após a chegada de cerca de 4 mil doses da vacina Pfizer, que será aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com a prefeitura, o esquema vacinal para aquelas que ainda não receberam nenhuma dose é composto por três aplicações: a segunda deve ser administrada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas depois da segunda. Além disso, a imunização só pode ser feita em crianças que não apresentaram sintomas da doença nos últimos 30 dias.
Com a nova remessa, os pontos de vacinação para esse público passam de 36 para 72. Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada por pais ou responsáveis legais, portando documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacinas. Caso esteja com terceiros, é obrigatório apresentar um termo de autorização assinado pelos responsáveis. Veja os locais e horário de atendimento.
A vacina contra a covid-19 também integra o calendário básico de imunização de pessoas com 60 anos ou mais e de grupos prioritários, como imunocomprometidos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde e pessoas com deficiência permanente. Para esses públicos, a aplicação ocorre em 153 centros de saúde da capital, além do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.