A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com o Sebrae-MG, deu início a um novo capítulo na Rede Municipal de Ensino com a implantação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa chega para estimular a educação empreendedora entre estudantes e profissionais da educação, fortalecendo competências como liderança, criatividade, inovação e gestão.
A formalização do projeto aconteceu nesta segunda-feira (08/09) com a cerimônia de assinatura do plano de trabalho pelo prefeito e pelo presidente do Sebrae-MG. “Eu sou um grande entusiasta e apoiador da educação empreendedora para crianças e adolescentes. Tive a oportunidade, dos 14 aos 17 anos, de cursar um ensino médio junto com o técnico em Administração, com metodologia do Sebrae, e isso foi fundamental para minha formação pessoal e profissional. Hoje, como prefeito, quero que essa seja a realidade dos nova-limenses, uma política pública dentro das escolas municipais e que as crianças possam ter contato com a cultura empreendedora desde cedo. A parceria com o Sebrae Minas só fortalece essa política, tenho certeza que será transformador para os estudantes”, afirmou o prefeito João Marcelo Dieguez Pereira.
O termo de cooperação terá vigência até dezembro de 2026, prevendo apoio metodológico aos profissionais da rede, realização de feiras escolares de empreendedorismo e integração de atividades práticas e interativas em todas as unidades escolares. “Esta parceria entre o Sebrae Minas e a Prefeitura de Nova Lima representa um marco para o fortalecimento da educação e do empreendedorismo no município. Estamos trazendo um conjunto de iniciativas que unem educação empreendedora e desenvolvimento econômico. Ao capacitar educadores e despertar nos jovens o protagonismo, preparamos uma geração capaz de gerar novas ideias, fortalecer os pequenos negócios e impulsionar a economia local de forma inclusiva e inovadora,” destacou o presidente do Sebrae, Marcelo de Souza e Silva.
Reconhecido por seu papel transformador, o JEPP incentiva a cultura empreendedora nas instituições de ensino ao articular capacidades técnicas e de gestão escolar, resultando em um aprendizado mais significativo e conectado com a realidade dos alunos.
Objetivos da iniciativa:
– Implantar o curso JEPP nas escolas municipais do ensino fundamental;
– Estimular a cultura empreendedora no currículo escolar;
– Capacitar professores para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em sala de aula;
– Incentivar inovação e protagonismo juvenil por meio de oficinas, feiras e workshops;
– Fortalecer a formação de gestores escolares com foco em alta performance;
– Consolidar uma cultura empreendedora duradoura nas instituições do município.
Ações previstas:
– Capacitação dos professores referência do Programa Escola em Tempo Integral;
– Formação de professores de referência na articulação da política étnico-racial e de diretores/vice-diretores;
– Realização da Semana da Educação, com palestras e stand do Sebrae;
– Formação de supervisores e professores em cinco escolas municipais;
– Expansão para mais 12 escolas de ensino fundamental e realização da Feira do Empreendedorismo de Nova Lima.
Com a inclusão da educação empreendedora no ambiente escolar, Nova Lima reafirma seu compromisso com uma educação transformadora. O município aposta no empreendedorismo aliado ao ensino para formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios e oportunidades do futuro.