A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) emitiu nota nesta quinta-feira (11) para desmentir um boato que circulava nas redes sociais sobre a suposta descoberta de um corpo em um de seus reservatórios em Contagem, na Grande BH.
A mensagem falsa tentava relacionar o caso imaginário ao recente aumento de casos de diarreia no município, que registrou 1.957 atendimentos relacionados entre os dias 3 de agosto e 8 de setembro.
No áudio, uma mulher recomenda as pessoas a beberem água mineral pois o cadáver estaria provocando gosto e cheiro ruim, causando diarreia, vômito e dores abdominais em moradores.
Em comunicado, a empresa reforçou seu compromisso com a qualidade da água fornecida à população, destacando que todos os processos de tratamento e distribuição seguem rigorosamente os padrões de potabilidade exigidos por lei. Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil confirmaram que não registraram nenhuma ocorrência desse tipo e não há qualquer evidência de corpo em reservatórios da Copasa.
Surto de diarreia na Grande BH
O boato surgiu em meio a um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) em Contagem. Na quarta-feira (10), a Copasa já havia encaminhado ao Ministério Público mais de 300 páginas de relatórios com análises laboratoriais realizadas em residências e em todo o sistema de captação, como parte das investigações sobre as causas do surto.
Em nota, a Copasa afirmou que segue todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde e que realiza mensalmente mais de 5 mil testes em pontos de produção e distribuição de água no município, avaliando 130 parâmetros de qualidade.
A doença diarreica aguda (DDA) é caracterizada por diarreia frequente e de início súbito, com duração de até duas semanas. Já a gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestino que provoca diarreia, cólicas, náuseas e vômitos. Ambos os sintomas são comumente relacionadas à ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus ou bactérias.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.