Por Oliveira Lima
O empate de 2×2 do Galo diante do Bolívar, na altitude de La Paz, soou como derrota, em função do time brasileiro ter vencido o primeiro tempo por 2×0 e ainda contar com o benefício de um atleta a mais desde os 13 minutos do segundo tempo, atuando então praticamente 40 minutos em vantagem numérica. Claro que na prática foi um baita resultado o empate pela questão da altitude. Vai decidir em casa em pé de igualdade, mas é muito mais time que o Bolívar. Classificação às semifinais está bastante encaminhada.
Sendo assim, time de Sampaolli poderá focar mesmo de forma direta no Campeonato Brasileiro, onde vem mal e muito longe dos ponteiros. O objetivo atual é se distanciar do bloco dos rebaixados, o tal Z4, ou seja, a turma que estaria caindo à Série B de 2026. E dela o Galo só tem 3 pontos de diferença, do primeiro do tal bloco, o Vitória. Com relação ao Juventude, a distância é de 4. Fortaleza tem 7 a menos, e o Sport com 11 pontos já está rebaixado praticamente.
Os outros parâmetros não existem mais para o Galo. Há 25 pontos do líder Flamengo (hoje o time mineiro tem a metade dos pontos do time carioca), 11 atrás do G6, o Bahia; 14 abaixo do Mirassol, que ocupa o G4. Negócio mesmo é garantir com antecedência sua permanência na Série A do ano que vem, sem passar o susto do ano passado, quando se livrou do rebaixamento na última rodada.
E como neste ano o alerta chegou mais cedo, o perigo é menor, com mais tempo para reagir. 45 pontos segue como número de garantia pela permanência. Galo tem hoje 25 pontos em 21 jogos, com aproveitamento de 39%. Faltam então mais 20 pontos, dos 51 à serem disputados. Sendo assim a conta mostra que vai precisar de 6 vitórias e 2 empates em 17 jogos, com o mesmo índice de aproveitamento que tem hoje: 39%
E desses 17 jogos, 8 serão contra os times grandes, o bloco do G12(os doze maiores do Brasil): Pela ordem da tabela são: Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Internacional, Palmeiras, Flamengo e Vasco. Os demais 9 jogos enfrentando times médios e pequenos. E dos times do Z4, só não enfrenta mais o Vitória, mas terá duas vezes o Sport(um jogo é atrasado). Tem ainda confronto com Juventude e Fortaleza. Esses 4 jogos podem ser os tais confrontos de 6 pontos.
E como os jogos das semifinais da Sul-Americana, provavelmente contra o colombiano Once Caldas, só acontecerão dias 22 e 29 de outubro, Galo pode se concentrar muito mais no Brasileirão e sonhar com a chegada pelo menos ao G6. Aliás, esta será a obrigação, caso o Atlético Mineiro seja eliminado na quarta feira quem vem, em casa, pelo Bolívar, longe da altitude.