O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para 604 cidades de Minas nesta segunda-feira (22), por conta de uma frente fria. O aviso, que vale até esta terça-feira (23) e pode ser prorrogado, atinge principalmente a Grande BH e outras áreas do estado.
Dentre os municípios alertados, 124 podem ter chuvas de até 100 km/h no Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata. O alerta também se estende a São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Em Belo Horizonte, a Defesa Civil municipal reforçou o alerta para pancadas de chuva até as 8h desta terça-feira, recomendando que a população evite áreas de risco como locais sujeitos a alagamentos, não estacione veículos sob árvores e não trafegue por vias alagadas. Também orienta-se a desconectar aparelhos eletrônicos durante tempestades.
Frente fria avança pelo Brasil
A chegada da primavera marca tradicionalmente o aumento da frequência de chuvas no Sudeste do país. Uma frente fria que teve a porta de entrada pela região Sul, ainda nesse fim de semana, avança neste primeiro dia da primavera para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Entre terça e quarta-feira, com o deslocamento da massa de ar frio, a queda de temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul até o Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem.
No geral, a primavera deste ano deve trazer volumes de chuva um pouco acima da média para a maioria das regiões do país. Ao longo da estação, que segue até 21 de dezembro, segundo o Inmet, o acumulado de chuva no norte da região Nordeste costuma ser inferior a 100 milímetros. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da região Norte, interior da região Nordeste e em alguns pontos da parte central do país.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.