Em suas redes sociais, o senador Carlos Viana (Podemos) declarou que votará contra o projeto, afirmando que a medida favorece políticos desonestos e que os parlamentares já possuem prerrogativas suficientes junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Os três senadores que representam Minas Gerais — Rodrigo Pacheco (PSD), Cleitinho (Republicanos) e Carlos Viana (Podemos) — manifestaram oposição à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A proposta, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado, busca ampliar a proteção de parlamentares contra investigações e processos criminais.
A PEC 3/2021 estabelece que a abertura de uma ação penal no STF contra um deputado ou senador, por qualquer tipo de crime, dependeria de autorização da Câmara ou do Senado em até 90 dias. A proposta também exige a autorização das respectivas Casas para casos de prisão em flagrante por crimes inafiançáveis. A expectativa é que o projeto seja barrado ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, diante das manifestações contrárias e do posicionamento dos parlamentares.
Veja o vídeo publicado pelo senador mineiro: