Um homem de 67 anos foi preso nesta quarta-feira (1º de outubro) em Caldas Novas, Goiás, sob suspeita de estupro de vulnerável. A investigação da Polícia Civil de Minas Gerais apura se o idoso mantinha a convivência com uma adolescente de 13 anos em Belo Horizonte.
O caso veio à tona em agosto, após o Conselho Tutelar do Barreiro receber denúncias de que a jovem estava morando na casa de José Umberto Alves Ribeiro, no bairro Miramar.
O registro policial indica que a avó, detentora da guarda provisória da adolescente, alegou ter sido coagida pelo suspeito — que se apresentou como advogado — a assinar um documento autorizando a união. A avó também mencionou que o homem estava cobrindo despesas médicas da neta relacionadas a supostos abusos anteriores e que ele pretendia oficializar um casamento com a jovem.
O Conselho Tutelar havia levantado suspeitas de violência sexual, e a adolescente realizou um teste de gravidez. Na época da denúncia, em agosto, o suspeito não foi encontrado na residência, e a adolescente foi colocada sob os cuidados do Conselho Tutelar. O homem estava foragido até ser capturado em Goiás.