Nos dias 03 e 04 de outubro, Nova Lima recebe o projeto Caixola Recicla, realizado pelo Grupo Teatro a Bordo, que conta com o patrocínio da Vale. As apresentações gratuitas e abertas a toda a comunidade acontecem no Espaço Cultural José Arcênio Perdigão, em Honório Bicalho. A iniciativa leva arte e conscientização ambiental para praças e espaços públicos, utilizando um contêiner transformado em palco. O diferencial está na estrutura sustentável: o teatro é abastecido por um sistema fotovoltaico, tornando-se o primeiro teatro móvel solar do Brasil.
Com oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas, o projeto convida o público a refletir sobre o consumo consciente e a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. A proposta é mostrar como pequenas atitudes individuais podem gerar grandes impactos positivos para a comunidade e para o meio ambiente.
Toda a população está convidada a participar dessa experiência que une cultura e sustentabilidade, mostrando de forma criativa os benefícios do reaproveitamento de materiais e incentivando práticas que contribuem para a preservação ambiental.
A experiência vai além do espetáculo: o público pode participar de oficinas e ver de perto como objetos do dia a dia, muitas vezes descartados, são transformados em arte e diversão. O projeto combina aprendizado, criatividade e entretenimento, promovendo um momento cultural para toda a família.
Programação do Teatro a Bordo:
03/10 – Sexta-feira
Manhã e tarde: Cortejos de Chegança nas escolas municipais e Oficina de Reciclagem “Bonecos Brincantes” (atividades para público escola).
17h: Cortejo de Chegança dos artistas no Centro da cidade.
04/10 – Sábado
Local: Espaço Cultural José Arcênio Perdigão – Honório Bicalho.
17h – Espetáculo “A Princesa e o Gigante” – (com tradução em libras) – Duração – 55 minutos. Classificação Livre.
18h – Apresentação dos artistas locais – Banda Chukaka.
19h – Cinema / Sessão de Curtas-Metragens.
19h30 – Espetáculo “Caixola Recicla” – (com tradução em libras ) – Duração – 50 minutos. Classificação Livre.