Circulam por aplicativos de mensagem falsos relatos sobre um paciente intoxicado por metanol internado no hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras, em BH. Em um dos áudios, uma pessoa cita que 12 jovens foram internados na unidade e que um deles teria morrido.
Através de nota enviada nesta sexta (3), a instituição nega a existência desses casos, e a Prefeitura da capital confirmou que não recebeu nenhuma notificação sobre o assunto.
“O Hospital Orizonti esclarece que, até o momento (03/10), não há registro de atendimento a pacientes com diagnóstico de intoxicação por metanol em nossa unidade. Repudiamos veementemente a disseminação de informações falsas e reforçamos nosso compromisso com a verdade e a segurança de nossos pacientes. Nossa equipe permanece vigilante, preparada e em contínuo acompanhamento dos alertas emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde.“
Minas não tem notificações de metanol no estado
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais também informou que não há registros de intoxicação por metanol no estado, mas, como medida preventiva diante dos casos confirmados em São Paulo, orientou as regionais de saúde a notificarem imediatamente qualquer suspeita.
Até quinta-feira (2), o Ministério da Saúde contabilizava 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol em todo o país, sendo 53 em São Paulo, cinco em Pernambuco e uma no Distrito Federal. Desse total, 11 tiveram confirmação laboratorial da substância.
Como parte das ações de prevenção, o Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Procon, emitiu uma recomendação para que estabelecimentos como bares, restaurantes e hotéis garantam a segurança e a rastreabilidade das bebidas alcoólicas comercializadas. As entidades do setor têm 30 dias para informar as medidas tomadas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.