A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convoca 1.835 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em outubro para realizarem a Prova de Vida 2025 até o dia 31 do mês. O procedimento anual é obrigatório para quem recebe o salário pela PBH e tem como objetivo principal prevenir fraudes no pagamento de benefícios.
Os beneficiários que não realizarem a Prova de Vida dentro do prazo terão o pagamento suspenso. O salário só será restabelecido após a regularização do procedimento, respeitando os prazos de fechamento da folha de pagamento.
O processo pode ser feito de forma rápida e segura pela internet ou presencialmente:
Pelo Aplicativo gov.br
A prova de vida digital exige que o beneficiário tenha cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), além de uma conta ativa no aplicativo gov.br. O procedimento é concluído por meio de reconhecimento facial.
Presencialmente
Para quem preferir, a Prova de Vida pode ser feita nas agências do Banco Bradesco (banco conveniado à PBH). O procedimento pode ser realizado no serviço de autoatendimento, utilizando a leitura biométrica, ou no atendimento gerencial, preferencialmente entre os dias 11 e 25 de outubro. É necessário retirar o comprovante após a realização.
Pensionistas menores de 18 anos devem comparecer ao banco acompanhados pelo pai, mãe ou representante legal. Orientações específicas para casos de impossibilidade de locomoção, interdição judicial ou residência no exterior estão disponíveis no Portal da PBH.