O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta terça-feira (7) que a estação Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH, será inaugurada em janeiro de 2026.
Durante vistoria, o chefe do Executivo disse que a construção já ultrapassa 85% de execução. A estação Novo Eldorado será a 20ª da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro ao metrô. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.
A última estação inaugurada no sistema do Metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002. O governador destacou a retomada das obras após duas décadas. “Estou aqui muito satisfeito em ver que a obra do metrô, que ficou 23 anos parada, já é realidade. Isso faz parte de um projeto muito maior, que é a melhoria da Linha 1 e implantação da Linha 2. Nos próximos anos, Belo Horizonte e Contagem terão essas obras extremamente importantes, que vão melhorar as vidas de milhares de pessoas e a mobilidade urbana“, disse Romeu Zema.
Após a inauguração da estação Novo Eldorado, a Linha 1 pode ganhar mais duas estações: Parque São João e Beatriz, também em Contagem. O Governo de Minas enviou um pedido ao Ministério das Cidades para a captação de recursos.
Obras da Linha 2 no Metrô BH
As obras da Linha 2 também seguem em andamento e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem, além do Barreiro.
O trajeto vai conectar o sistema a vias importantes, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.
A expectativa é que os trens da Linha 2 transportem, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia. Por conta das obras na estação Calafate, que será integração entre os dois trajetos, os intervalos estão sendo mais longos durante o mês de outubro.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.