O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, iniciou nova missão internacional à Europa nesta segunda-feira (13/10), começando com reuniões em Bruxelas, capital da Bélgica. Nono principal destino das exportações mineiras, o país possui relações históricas com Minas Gerais.
Para estreitar esses laços que geram oportunidades de negócios, a primeira reunião do dia foi com cerca de 15 membros da Federação das Empresas Belgas e participantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella, o presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, e o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette também participaram da agenda.
|
||||
“Apresentamos algumas das principais áreas de negócios em Minas Gerais, com foco no interesse, cada vez maior, pelas terras raras, e minerais como o lítio e o nióbio”, explicou Romeu Zema. |
||||
|
Empresas que já atuam no Brasil, a exemplo da Solvay, uma das grandes produtoras de polímeros no mundo, também fizeram suas apresentações.
Outra importante reunião desta segunda-feira ocorreu na sede da Embaixada do Brasil na Bélgica. Tendo como anfitriões o embaixador do Brasil na Bélgica, Silvio José Albuquerque e Silva, e o embaixador da União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, a comitiva do estado se reuniu com representantes de empresas e instituições com negócios ou projetos em Minas Gerais.
O cônsul da Bélgica em Belo Horizonte, Henrique Rabelo, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, também participaram do evento.
“Essas reuniões refletem o bom relacionamento e o respeito que o Governo de Minas Gerais possui junto aos consulados no Brasil, responsáveis pela ponte com os ministérios exteriores. Nós, mineiros, somos acolhedores e trabalhadores, o que reflete na confiança de parceiros de diferentes nichos”, comentou o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella.
Magotteaux detalha nova planta
A comitiva mineira ainda conheceu, nesta segunda-feira, os detalhes da nova planta que a empresa Magotteaux anunciou recentemente que irá implementar em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Com mais de cem anos de história e presente no Brasil há quase 50, a Magotteaux, fabricante de corpos moedores para indústria mineradora e cimenteira, prevê investimento de R$ 100 milhões.
Esta ação contou com diferentes atores importantes para o acerto, incluindo a nível estadual, como a Sede-MG e sua agência vinculada de promoção de investimentos, Invest Minas, e a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).
Em andamento desde abril e com previsão de entrar em operação em junho de 2026, os dirigentes da empresa aproveitaram a presença do Governo de Minas em sua sede belga, durante missão na Europa, para detalhar o investimento e explicar os motivos que levam esta planta a ser mais moderna e sustentável.
O governador Romeu Zema lembrou que a atração de investimentos é uma das marcas desta gestão, que já somou mais de meio trilhão de reais de empresas privadas no estado. “Os investidores têm segurança jurídica em Minas Gerais: o que está acordado será cumprido. Por isso, as empresas crescem e geram novas oportunidades aos mineiros”, destacou.
Além do investimento, são 250 empregos temporários criados para a execução da obra e serão outros 42 definitivos assim que a expansão estiver concluída.
“Nosso estado oferece estabilidade e condições competitivas. Este é o trabalho que seguimos desenvolvendo diariamente”, destaca a secretária Mila Corrêa da Costa.
“Um investimento deste volume, totalmente privado, reforça nosso papel de buscar o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões do estado”, completou Rodrigo Tavares, presidente da Invest Minas.
Com a ampliação da planta, a Magotteaux Brasil vai sair de uma produção atual de 62 mil para 102 toneladas por ano, um incremento no volume superior a 64% em sua produção.