Os 1.747 aposentados e pensionistas que recebem pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e fazem aniversário em novembro devem realizar a Prova de Vida 2025 até o dia 30 deste mês. O procedimento anual é obrigatório e visa prevenir fraudes no recebimento dos vencimentos.
O beneficiário que não realizar a prova de vida dentro do prazo terá o pagamento de seu salário suspenso, sendo retomado somente após a regularização do procedimento, respeitando o calendário de fechamento da folha de pagamento.
A Prova de Vida pode ser feita de forma digital, pelo aplicativo gov.br, uma opção rápida que dispensa o deslocamento. Para isso, é necessário ter biometria cadastrada no TRE ou Detran e uma conta no aplicativo gov.br. O processo inclui autorização e reconhecimento facial em ambiente bem iluminado.
Alternativamente, o procedimento pode ser realizado presencialmente nas agências ou nos equipamentos de autoatendimento do banco Bradesco (instituição conveniada à PBH), utilizando a leitura biométrica. É importante que o beneficiário retire o comprovante de efetivação no equipamento.
Exceções e Orientações:
- Pensionistas menores de 18 anos devem comparecer ao banco acompanhados do pai, mãe ou representante legal.
- Casos especiais (como impedimento de locomoção por questões médicas, declaração de incapacidade judicial ou residência no exterior) exigem que o beneficiário acesse o Portal da PBH (na seção “Acesso Rápido”, seguida por “Prova de Vida”) para obter orientações específicas.
A Prova de Vida é um processo permanente, devendo ser realizado todos os anos, no mês de aniversário do beneficiário. A PBH conta com cerca de 22 mil beneficiários que devem cumprir o procedimento anualmente.







