Os casos de estelionato em Minas Gerais crescem a cada ano, segundo dados do Observatório de Segurança Pública. Entre janeiro e outubro de 2025, foram registrados 146.984 boletins de ocorrência no estado, o que equivale a 500 vítimas por dia.
Apenas em Belo Horizonte, são contabilizadas cerca de 100 ocorrências diárias. No acumulado de janeiro a outubro, os registros passaram de 26 mil para mais de 29 mil, um aumento de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os números revelam crescimento de 24,1% em relação a 2023.
- 2023 (jan–out): 118.418 casos
- 2024 (jan–out): 142.079 casos
- 2025 (jan–out): 146.984 casos
Esse aumento ocorre em paralelo à expansão das transações online, principalmente via pix, que transformaram a internet no principal ambiente para a aplicação de golpes. A modalidade é também chamada de estelionato digital.
Criminosos se valem de mensagens que imitam comunicações bancárias, links falsos e atendimentos virtuais com aparência oficial para ganhar a confiança das vítimas e induzi-las a agir sem pensar.
Como não ser vítima de estelionato online?
- • Pesquise sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui e confira a opinião de outros usuários que já compraram na loja;
- • Faça uma rápida pesquisa no Google para se certificar de que não há nenhum caso de golpe envolvendo a marca;
- • No site da empresa, avalie as informações de contato disponíveis ao público, como endereço, formas de contato e CNPJ;
- • Caso ainda tenha dúvidas, confira no Procon do seu estado se existe alguma lista de empresas a serem evitadas;
- • Mesmo que você decida comprar em um site conhecido, sempre verifique se o endereço que aparece no navegador começa com “https” e se há o símbolo do cadeado no início da URL (certificações que dão mais segurança ao site e evitam roubos de senhas e ataques de invasores);
- • Desconfie de promoções com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, especialmente aquelas ofertas que chegam via e-mail, WhatsApp ou outras meios, com link para clicar. Monitore os preços dos produtos que deseja comprar por sites confiáveis.
- • Guarde todos os comprovantes de pagamento e notas fiscais dos produtos comprados online.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.








