
Minas deu mais um passo dado rumo a universalização da inovação na gestão pública. Na segunda-feira (1/12), sete municípios aderiram ao Cidades do Futuro, programa do Governo de Minas que leva soluções inteligentes para digitalizar os serviços públicos municipais.
Em solenidade realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, as prefeituras de Arcos, Caldas, Capitólio, Conceição das Alagoas, Delfim Moreira, Pedra Dourada e Sarzedo ratificaram a participação no programa que é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
A iniciativa busca aumentar a eficiência das atuações municipais, promover a simplificação de demandas e dar celeridade aos processos, com foco na geração de emprego e na diversificação do setor produtivo, por meio da inovação tecnológica.
Durante o evento, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, parabenizou os gestores pela decisão.
“Esses municípios agora têm um grande aliado na gestão pública. E com isso, o cidadão ganha duas vezes: os serviços são mais ágeis e digitalizados; e com um ambiente inovador, o município consegue ser mais atrativo para as empresas, gerando assim mais empregos”, afirmou Mila Corrêa da Costa.
Inovação ao alcance dos municípios
O programa integra ações de planejamento municipal, transformação digital, modernização da gestão, por meio de testes gratuitos de soluções tecnológicas, e promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios.
Com a adesão, o município passa a ter acesso à capacitação para servidores, pacotes normativos de inovação e ao teste gratuito, por até 1 ano, de soluções tecnológicas, como aplicativos voltados para gestão pública, regularização fundiária, educação e saúde.
Além disso, o Cidades do Futuro une parcerias importantes para o desenvolvimento e gestão dos municípios participantes. Por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Sede-MG, apoiam a iniciativa o Sebrae Minas, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).






