A Prefeitura de Belo Horizonte começa a aplicar a partir desta sexta-feira (5) a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A imunização, antes disponível apenas na rede particular, será oferecida nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em cinco postos extras.
Para receber a dose, as grávidas devem apresentar um documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal, relatório médico ou declaração de outro profissional de saúde de nível superior. Também é necessário levar documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
O VSR é a principal causa de bronquiolite em recém-nascidos. Dados da prefeitura mostram que, até novembro deste ano, hospitais da rede SUS em Belo Horizonte registraram 3.417 pedidos de internação para tratamento da doença – 71,3% dos pacientes eram crianças e adolescentes. Seis óbitos foram confirmados no período.
Minas Gerais recebeu mais de 62 mil doses da vacina, sendo cerca de 6 mil destinadas à capital. Os endereços e horários dos postos de vacinação podem ser consultados no site oficial da prefeitura.









