Por Oliveira Lima
O final da temporada deste 2025 para o Atlético Mineiro é um dos piores da sua história. Embora tenha conquistado o Campeonato Mineiro, se tornando Hexa pela segunda vez, o ano é de se lamentar. Em momento algum brigou pela parte alta da tabela do Brasileirão, e somente agora conseguiu se livrar da possibilidade de rebaixamento. Eliminado pelo seu grande rival, o Cruzeiro, na Copa do Brasil, com duas derrotas e sem oferecer resistência. Perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Lanús da Argentina, um time infinitamente inferior à ele.
Sobrou nesta última rodada do Brasileirão, a obrigação de garantir uma vaga à Copa Sul-Americana do ano que vem, neste confronto em casa diante do Vasco da Gama, que também quer um lugar nesta competição internacional, mesmo tendo que se preocupar com a reta final da Copa do Brasil. Se priorizar a partida de ida contra o Fluminense, pode até colocar time reserva contra o Galo. A briga do Galo pela vaga é contra Corinthians(que poderá priorizar a Copa do Brasil), Grêmio, Vasco e até mesmo quem está brigando para não ser rebaixado, casos de Santos, Ceará e até o Fortaleza. Ao Galo basta vencer o Vasco, pois ocupa neste momento a última vaga.
Fora da Copa Libertadores pelo segundo ano seguido, Atlético Mineiro precisa confirmar esta Sula, para não ficar sem competição internacional no ano que vem. Se caso der errado vai sobrar ao Galo somente o Brasileirão, Copa do Brasil e o “pior: a recém criada Copa Sul-Sudeste. Disputarão esta competição os times das regiões Sul e Sudeste que ficarem fora da Libertadores e Sul-Americana. São duas vagas para cada estado: Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, (Espírito Santo jogará a Copa Centro-Oeste), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A seletiva será pelo critério dos estaduais e a competição é tão pouco chamativa, que no regulamento reza que se um clube não quiser disputá-la não será punido. Sendo assim, para não passar por este desconforto seria muito bom o Galo confirmar sua presença na próxima Sul-Americana. É o que sobrou para o Clube Atlético Mineiro.








