A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando do Policiamento da Capital (CPC), em Belo Horizonte, fechou o mês de novembro de 2025 com uma redução expressiva nos registros de furtos a veículos e motocicletas. O CPC obteve uma redução de 18% nos furtos de veículos e ainda uma redução de 21% nos furtos a motocicletas. Nesse mesmo mês foram realizadas 2.335 operações de trânsito, as quais contribuíram para a recuperação de 251 veículos furtados/roubados. A redução é o resultado direto do trabalho diário, estratégico e incansável dos policiais militares da capital mineira.
Para atingir esse objetivo o CPC implementou estratégias de inteligência e de emprego operacional. Dentre elas, foi criado dentro do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Núcleo de Prevenção a Furtos de Veículos e, por meio deste, passou a mapear os locais, dias e horários em que os delitos ocorriam. Foi criada uma rotina de blitz, ocupação de pontos com foco na prevenção.
Outro fator importante foram projetos de iniciativas das Companhias de área, como os projetos “Moto segura” no 13º BPM e “De olho na vaga” no 41º BPM.
Por meio do serviço de inteligência potencializou a identificação de autores contumazes e de estabelecimentos receptores de peças e acessórios sem procedência, realizando operações repressivas voltadas a prisão desses autores e receptadores.
Aliado a isso, o governo do estado lançou a operação “Quebra-cabeça”, em parceria com outros órgãos que integram o sistema de segurança pública, como a Polícia Civil (PCMG) e a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) e intensificou fiscalizações em locais suspeitos de desmanches.
De acordo com o major Thiago Salgado, responsável pela comunicação do CPC, cada dado apresentado neste carrossel representa muito mais do que números: representa ruas mais seguras, comunidades mais tranquilas e uma sensação de segurança cada vez mais presente no dia a dia do cidadão. “Seguimos atuando com presença e compromisso para proteger quem vive e circula pela capital mineira. Segurança Pública exemplar e de excelência em Belo Horizonte é a nossa prioridade e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, frisou o major.





