A passagem de um ciclone extratropical de forte intensidade pelo Sul do Brasil mantém Minas Gerais em alerta para temporais e ventania durante esta semana. De acordo com o Climatempo, as regiões mais atingidas serão o Sul do estado, a Zona da Mata, a Grande BH e o Triângulo Mineiro.
Todos os municípios mineiros estão sob aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em alerta amarelo (perigo potencial) ou laranja (perigo). No primeiro caso, as chuvas podem chegar a 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, com ventos de até 60 km/h. No alerta laranja, os volumes podem alcançar 60 mm/h ou 100 mm/dia, acompanhados de rajadas que podem atingir 100 km/h.
O órgão alerta para riscos como cortes de energia, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas. O ciclone, que se intensifica entre esta segunda (8) e terça-feira (9), no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina forma uma frente fria que espalha áreas de instabilidade com potencial para chuva forte em pouco tempo, raios e ventania em várias partes do estado até a próxima sexta (12).
O que é um ciclone?
Segundo o Inmet, o ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica, com ventos que giram no sentido horário no Hemisfério Sul. Esse movimento concentra umidade no centro, ou seja, na área de menor pressão. O deslocamento do ar, que está quente e úmido nesta área, provoca a formação de nuvens carregadas.
A presença de um ciclone nos oceanos é bastante comum, mas no continente é rara. Os ciclones extratropicais são os mais comuns no Brasil e ocorrem durante todo o ano, principalmente durante a primavera e o verão, quando o volume de chuva é maior nas regiões Sudeste e Sul.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.









