A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (8) o registro da primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Chamada de Butantan-DV, a vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus e poderá ser aplicada em pessoas de 2 a 59 anos.
Com a decisão, o imunizante está liberado para produção e distribuição no país. Segundo o Ministério da Saúde, estudos indicam que a proteção dura pelo menos cinco anos após a aplicação.
O Instituto Butantan já tem 1 milhão de doses prontas em estoque e planeja produzir mais 25 milhões até o segundo semestre de 2026, com previsão de chegar a 35 milhões adicionais em 2027. Para ampliar a capacidade, firmou uma parceria com a empresa chinesa WuXi.
A inclusão da Butantan-DV no calendário público de vacinação está prevista para janeiro de 2026, quando o Ministério da Saúde definirá os grupos prioritários.
O Brasil já é pioneiro na oferta pública de vacina contra a dengue desde dezembro de 2023, com a incorporação da Qdenga – produzida pela japonesa Takeda – ao Programa Nacional de Imunizações. Essa vacina, no entanto, exige duas doses e, devido à limitação na produção mundial, está disponível apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.








