O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna a Minas Gerais nesta quinta-feira (11) para compromissos em BH e em Itabira, na região Central do estado.
A agenda principal será a abertura da Caravana Federativa, evento organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, que ocorrerá na Expominas, na região da Gameleira, em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de dezembro. O evento reunirá representantes de ministérios e órgãos federais para diálogo com prefeitos, gestores públicos e lideranças de entidades de classe e movimentos sociais de cerca de 400 municípios . Lula deve discursar no auditório principal entre 15h e 17h.
Além da capital, há a possibilidade de o presidente inaugurar o serviço de radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira. A obra, estimada em R$ 30 milhões, foi financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff, e a prefeita de Contagem, Marília Campos, a visita à Itabira está na agenda do presidente.
Lula visitará MG pela 8ª vez, mas não há candidato ao governo definido
Esta será a oitava vez que Lula visita Minas em 2025, tendo passado por oito cidades do estado, incluindo Belo Horizonte, Contagem e Mariana – algumas delas por duas vezes. O estado figura entre os mais frequentados pelo presidente, que ainda não definiu um candidato ao governo.
O nome mais cotado seria do senador Rodrigo Pacheco (PSD), que teria cogitado sair da vida política após o fim do mandato. O parlamentar foi cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), mas Jorge Messias deve assumir o posto deixado por Luís Roberto Barroso, que se aposentou do judiciário.
Além disso, Pacheco deverá trocar de sigla, já que o PSD anunciou a pré-candidatura do vice-governador Mateus Simões, em uma chapa que pode reunir o PL, o PP e o Republicanos. O senador iria para o PT ou um partido da base aliada.
.Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.








