A Prefeitura de Belo Horizonte começa nesta sexta-feira (12) a consulta para o programa Cesta nas Férias, que distribui alimentos a famílias de estudantes da rede municipal e de creches parceiras em situação de vulnerabilidade. A retirada das cestas está marcada para começar na próxima segunda-feira (15).
Podem receber o benefício famílias com estudantes matriculados na rede municipal, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Serão atendidas mais de 40 mil famílias nesta etapa.
Para saber se tem direito, o responsável deve acessar o site cestaestudantes.pbh.gov.br e informar o CPF e o primeiro nome da pessoa responsável pela matrícula. O sistema gera um voucher com um código, indica o supermercado credenciado e o dia para retirada.
No momento da retirada, é preciso apresentar o voucher e um documento com foto. Caso não seja possível comparecer no dia agendado, a cesta poderá ser retirada no mesmo local até o dia 29 de dezembro.
Os itens são definidos por nutricionistas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e incluem arroz, feijão, leite em pó, macarrão, óleo, café e sardinha. A quantidade varia de acordo com o número de estudantes na família.
Na primeira edição do ano, em julho, foram distribuídas 33.673 cestas. Cada família tem direito a uma cesta por período de férias escolares.
Em caso de dúvidas, o cidadão poderá acessar o portal pbh.gov.br/cestanasferias ou entrar em contato na Central de Atendimento pelo telefone 3277-8870, que funcionará a partir do dia 15 de dezembro.








