Em tom de provocação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (11), durante evento em Belo Horizonte, que poderia dar “um cursinho a distância” para ensinar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a “descascar banana e comer”. A declaração foi feita na abertura da Caravana Federativa, realizada no Expominas.
A fala faz referência a um vídeo publicado por Zema em fevereiro, em que ele aparece comendo banana com casca como sugestão para “economizar” diante dos preços altos dos alimentos. Lula participou do evento após inaugurar um centro de radioterapia em Itabira, na região Central do estado.
“Em janeiro de 2023, eu convoquei os 27 governadores do estado, estavam lá o Tarcísio [Freitas], o Zema. O Zema não falou nada porque ele só devia comer banana com casca, não tinha aprendido a descascar banana ainda. Ele não vai a lugar nenhum. O cara que não aprendeu a descascar banana não pode querer fazer nada mais”, disse o presidente.
Zema responde a Lula: “Sempre a mesma ladainha”
O governador não compareceu a nenhuma das duas agendas oficiais, embora não tivesse compromissos públicos registrados.
Na manhã desta sexta-feira (12), Zema respondeu à provocação em um vídeo publicado nas redes sociais. “Quando você vem aqui, é sempre a mesma ladainha. Você vem aqui para aproveitar do ambiente de prosperidade que eu e os mineiros criamos nesses últimos anos”, afirmou.







