América e Atlético fizeram o primeiro clássico mineiro do ano. Na noite desta quarta-feira (21/1), as equipes se enfrentaram na Arena Independência, pela quarta rodada do Campeonato Estadual, e ficaram no empate em 1 a 1. Gabriel Barros marcou o gol do América, enquanto Reinier fez o do Galo.
Pelo lado do Atlético, Jorge Sampaoli promoveu as estreias do lateral-direito Angelo Preciado, do Equador, e do meia Victor Hugo, que começaram a partida como titulares. Sem um lateral-esquerdo de ofício, o treinador argentino armou o time com três zagueiros (Ruan, Vitor Hugo e Alonso), deixando o equatoriano como um ala pelo lado direito.
Preciado jogou os 90 minutos, mas não conseguiu desempenhar um bom futebol. Claramente sem entrosamento, o lateral-direito até tentou chegar à linha de fundo, mas errou muitos cruzamentos e se embolou com a bola em diversos lances, matando o ataque do Galo.
Pelo lado do América, a principal arma foi a bola parada com Person. O gol do Coelho começou a ser construído pelos pés do camisa 21. Primeiro, o meia cobrou falta de longe e Everson mandou para escanteio. Na sequência, ele alçou na área e Gabriel Barros aproveitou rebote do goleiro atleticano.
No Atlético, Reinier foi o destaque na parte ofensiva. O meia-atacante, que esteve perto de ser negociado com o Red Bull Bragantino, criou as principais ações no ataque atleticano. O camisa 19 marcou o gol de empate de cabeça, aproveitando rebote após cobrança de falta de Igor Gomes no travessão,
Mas o Galo demonstrou mais uma vez que precisa de um centroavante com faro de gol. Rony começou a partida como titular e pouco tocou na bola. Quando teve chance, mesmo estando impedido, chutou em cima do goleiro adversário. Cuello se esforçou, só que ainda não está 100% fisicamente.
No segundo tempo, mesmo com as entradas de Bernard, Dudu e Hulk, o Atlético continuou sendo pouco efetivo no ataque. Sem conseguir criar chances de gol, o placar ficou em 1 a 1.
O América chegou aos oito pontos e lidera o Grupo B do Estadual. Já o Atlético segue sem ganhar no Mineiro e vê a classificação no Grupo A ficar ameaçada. O Galo tem apenas quatro pontos e está na terceira colocação. A líder URT tem oito, enquanto o Democrata-GV, segundo colocado, possui a mesma pontuação do time de Sampaoli, mas já venceu uma partida.
Os três primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais. A quarta vaga fica com o segundo que terminar com a melhor pontuação.
Na próxima rodada, o América joga contra o Uberlândia, no sábado (24/1), às 20h30, no Parque do Sabiá. O Atlético tem mais um clássico pela frente. O Galo recebe o Cruzeiro no domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV.
O Atlético começou a partida tendo total domínio das ações. E logo aos três minutos, o Galo assustou. Após cobrança de escanteio, Cuello subiu sozinho e cabeceou ao lado do gol. Mas o América não demorou a responder e abriu o placar. Aos 14, Person cobrou falta de longe e obrigou Everson a mandar a bola pela linha de fundo. No escanteio, o atacante Gabriel Barros aproveitou rebote do goleiro atleticano e estufou as redes para o Coelho.
O empate do Atlético chegou aos 30 minutos da primeira etapa. Igor Gomes cobrou falta com categoria e a bola explodiu no travessão. No rebote, Reinier completou de cabeça para gol do América.
Oito minutos depois, o Atlético chegou a marcar com Cuello, mas o gol foi anulado. Após cobrança de escanteio, o goleiro Gustavo, do América, encaixou a bola no alto, soltou durante a queda e o argentino empurrou para as redes. O árbitro Murilo Francisco Júnior foi chamado ao VAR e anulou, marcando falta do atacante atleticano no arqueiro do Coelho.
O América teve boa oportunidade para marcar ainda no primeiro tempo. Thauan fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou na área. A zaga do Atlético afastou parcialmente e o próprio camisa 11 ficou com a sobra, mas chutou para fora. Já nos acréscimos, Person cobrou escanteio e o zagueiro Ricardo Silva dividiu com alto com Everson, e a bola bateu no travessão.
A segunda etapa começou novamente com o Atlético buscando as ações ofensivas. Aos oito minutos, Reinier encontrou Júnior Alonso no lado esquerdo do ataque e o zagueiro cruzou para Victor Hugo, mas o meia cabeceou por cima do gol. O meia-atacante teve uma chance finalizando de fora da área logo na sequência, mas errou o alvo.
Aos 35 minutos, o Atlético reclamou de um toque na mão de Val Soares dentro da área, mas a arbitragem mandou seguir. Na sequência, Lodi fez boa tabela com Igor Gomes e cruzou, mas a defesa do América conseguiu afastar.
O América quase conseguiu a vitória nos acréscimos. Everson deu rebote após chute de fora da área de Yarlen. Na sequência, Everton Brito cabeceou na trave do Atlético. Após o apito final, a torcida do Galo vaiou o time.
O Atlético-MG segue sem vencer no Campeonato Mineiro. No quarto jogo no Estadual, o quarto empate. O Galo ficou no 1 a 1 com o América-MG, no Independência, nesta quarta-feira, atuando com um time mesclado, em encontro que antecede outro clássico: com o Cruzeiro, domingo, na Arena MRV. O time alvinegro se complica na disputa por vaga na semifinal e vê o Coelho continuar invicto e na liderança da chave.
O Atlético-MG chega aos quatro pontos no Grupo A. O líder é a URT, com oito. No domingo, o Galo precisa da vitória sobre o Cruzeiro, na Arena MRV, para não se complicar mais ainda. O América-MG, por sua vez, chega aos oito pontos no Grupo B, é líder e visita o Uberlândia, sábado, às 20h30.








