A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta segunda-feira (26) a aplicação da vacina meningocócica ACWY para pessoas com até 19 anos que ainda não receberam o imunizante. Essa ampliação do público que pode ser vacinado vai durar até o mês de fevereiro e atende a uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde. As doses podem ser encontradas em todos os 153 centros de saúde da capital e também no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
O calendário oficial de vacinação contra essa doença indica que bebês devem tomar doses aos 3 e 5 meses, com um reforço ao completar 1 ano. A vacina também é aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos em dose única ou como reforço.
Os dados da prefeitura mostram que 93,98% dos bebês com menos de 1 ano já foram vacinados na cidade. Em 2026, Belo Horizonte registrou dois casos de meningite e uma morte pela doença. No ano passado, foram registrados 252 casos e 37 mortes na capital mineira. Para receber a vacina, o interessado deve procurar uma unidade de saúde nos horários de funcionamento estabelecidos pelo município.





