A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quarta-feira (4) a operação de Volta às Aulas, com cerca de 200 agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) atuando em toda a cidade com ações de monitoramento, fiscalização e educação para o trânsito.
Os agentes da BHTrans estarão nas travessias de pedestres próximas às escolas, com informações e orientações sobre a segurança dos alunos, pais e toda a comunidade escolar, além de assegurar a fluidez dos veículos e impedir irregularidades que possam comprometer o acesso rápido às instituições de ensino.
Quase 190 mil estudantes da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte voltam às aulas nesta quarta-feira (4), marcando o início do ano letivo de 2026 nas 579 escolas.
As principais dicas de segurança, respeito às leis de trânsito e bom convívio são:
Na porta da escola
– Nunca pare ou estacione em fila dupla ou nas faixas de pedestre;
– Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;
– Atravesse sempre na faixa de pedestre;
– Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua. Desembarque sempre pelo lado da calçada. Lugar de pedestre é no passeio.
– Deixe o material escolar de forma mais acessível para a hora do desembarque.
No trânsito
– Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;
– Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares;
– No carro, use corretamente o cinto de segurança: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;
– Crianças menores de 10 anos devem viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.






