O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, se reuniu, na tarde desta terça-feira (14), com a prefeita de Contagem, Marília Campos, e com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e do governo de Minas para a apresentação da primeira proposta conceitual para a criação do trem ferroviário de passageiros na região metropolitana de BH. O encontro ocorreu às 16h30, no auditório da Prefeitura de Contagem.
O intuito da proposta é a instalação de trens expressos puxados por máquinas à diesel, maiores que os trens de superfície já existentes no metrô, que farão o trajeto entre Betim, passando por Contagem, até a Estação Central de Belo Horizonte em horários fixos. A ideia é que o percurso tenha poucas paradas, sem o chamado pinga-pinga, para agilizar o trajeto de quem está “nas pontas”, como Betim. Para isso, segundo essa primeira proposta, será necessário, por exemplo, promover a duplicação da linha já existente, paralela à do metrô – desde a Estação Central de Belo Horizonte até Betim. Além disso, o escopo inclui a construção de passagens de nível entre o complexo Beatriz, em Contagem, e Betim. O objetivo é uma implantação rápida, de baixo custo e possível de ser executada.
Agora, o próximo passo é que as três prefeituras e o governo de Minas formem uma comissão técnica para nova reunião já agendada para o próximo dia 23, com o objetivo de definir possíveis ajustes à proposta conceitual, transformando o escopo em projeto, e formalizar a minuta da carta de intenções que deve ser apresentada em reunião em Brasília com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes. O intuito é garantir recursos para viabilizar as obras e aquisições necessárias.
“Foi um encontro muito positivo, já temos, inclusive, outra reunião agendada para darmos andamento, com agilidade, às conversas. Nos parece a solução mais econômica e mais rápida existente. Claro que entre a teoria e a prática existem vários obstáculos a serem superados. Mas vamos ver no próximo dia 23 como enfrentar tudo isso da forma mais assertiva e transformar o sonho em realidade”, salientou o prefeito Vittorio Medioli ao fim do encontro.