O Cruzeiro venceu a Portuguesa na noite desta segunda-feira, por 1 a 0, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes. Com o resultado, a Raposa avançou para as oitavas da Copa São Paulo de Futebol Júnior e já tem o próximo desafio definido: o Santos, na próxima quarta, em Barueri.
A classificação do time mineiro veio dos pés do atacante Arthur, que aproveitou uma falha do goleiro adversário para marcar o único gol da partida. O confronto contra a Portuguesa, no entanto, foi repleto de emoções para ambas as torcidas, que encheram a arquibancada e fizeram barulho do início ao fim.
Logo após o apito inicial, o time paulista criou a primeira chance de gol do jogo, em cobrança de escanteio que obrigou a defesa cruzeirense a trabalhar. Os Crias da Toca responderam rápido, com um contra-ataque perigoso pelo lado direito do campo. Fernando avançou e mandou para a área, o atacante Arthur se esticou para empurrar para o gol, mas a bola foi pela linha de fundo.
Com um futebol ofensivo e de muita intensidade, o Cruzeiro deixou claro o objetivo de se classificar ainda no tempo normal. Aos 16 minutos, Tevis recebeu na entrada da área e mandou uma bomba no travessão. Pouco depois, Dorival quase abriu o placar em lance de escanteio, cabeceando forte para fora da meta. Na reta final do primeiro tempo, a Portuguesa também criou oportunidade para marcar. Em ataque veloz pela direita, o meio-campista Celeste Vitinho foi cirúrgico no desarme.
O gol da Raposa saiu nos últimos minutos antes do apito final. Arthur recebeu passe de Tevis, dominou dentro da área e chutou rasteiro de dentro da área, a bola passou entre as pernas do goleiro e morreu na rede.
Os times voltaram para o segundo tempo orientados pelos seus treinadores a seguir com um jogo intenso. Logo nos primeiros minutos, o Cruzeiro teve oportunidade com Fernando, e a Portuguesa também criou chances. O cansaço da maratona de jogos na competição pareceu pesar na segunda metade e o ritmo do jogo desacelerou. Inteligentemente, a equipe mineira administrou a partida, defendendo com eficiência e atacando as brechas do adversário.
Na reta final, André recebeu pela direita e chutou em cima do defensor, a bola sobrou para Ruan Índio, que quase marcou com um lindo voleio. A Portuguesa revidou e Jhosefer salvou o time mineiro em cima da linha, garantindo a classificação dos Crias da Toca.
FICHA DA PARTIDA: Portuguesa 0 x 1 Cruzeiro
MOTIVO: Copa São Paulo de Futebol Júnior – 3º fase DATA E HORA: 20h45 às 15/01/2024 LOCAL: Estádio Nogueirão – Mogi das Cruzes/SP
ÁRBITRO: Gabriel Furlan (SP)
ASSISTENTES: Diogo Cruz Freire (SP) e João Petrucio M. J. Santos (SP)
QUARTO ÁRBITRO: Michel de Camargo (SP)
CRUZEIRO: 47’ 1T – Arthur
CRUZEIRO
Otávio, Dorival, Pedrão, Bruno Alves (Kelvin), Henrique Silva (André), Jhosefer, Vitinho (João Gabriel), Xavier (Gui Meira), Tevis (Rhuan Gabriel), Fernando, Arthur (Ruan Índio).
Técnico: Fernando Seabra
———————— Por Assessoria de Comunicação
Foto: Staff Images / Cruzeiro