A nova líder do governo no Senado Federal, Teresa Leitão (PT-PE), agendou uma reunião de alinhamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para esta segunda-feira, 29 de maio. A senadora foi oficialmente nomeada para o cargo na última quinta-feira, 25 de maio, e a expectativa é que, após esse encontro, ela inicie negociações diretas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre pautas prioritárias do governo.
A liderança no Senado é considerada crucial para a administração federal, especialmente em um momento em que o governo busca avançar com importantes propostas legislativas. Entre as prioridades estão as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que visam o fim da escalada de trabalho 6×1 e questões relacionadas à segurança pública, além do Projeto de Lei (PL) que trata dos minerais críticos. No entanto, a tramitação dessas matérias está atualmente estagnada na mesa de Alcolumbre.
Fontes ligadas ao Palácio do Planalto indicam que Alcolumbre aguarda um encontro presencial com Lula para destravar a situação, uma vez que a relação entre o senador e o governo se deteriorou após a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A complexidade da tarefa de Teresa Leitão não se limita apenas à necessidade de restaurar a relação entre os chefes dos Poderes, mas também a um cronograma apertado, uma vez que o governo pretende aprovar ao menos a PEC do fim da escala 6×1 antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.
Com essa situação, há uma expectativa crescente entre os aliados do governo de que o ministro José Guimarães, responsável pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), intensifique sua atuação junto ao Senado. A liderança anterior, sob Jaques Wagner (PT-BA), era caracterizada por uma abordagem mais independente, o que pode mudar com a nova direção de Teresa Leitão.
Jaques Wagner, que confirmou sua saída da liderança do governo no Senado na última quarta-feira, 24 de maio, tomou essa decisão após reuniões com o presidente Lula, em meio a repercussões de uma operação da Polícia Federal que envolveu o caso do Banco Master e que teve como alvo o próprio senador. Em uma nota divulgada nas redes sociais, Wagner afirmou que sua decisão foi tomada em “comum acordo” e descreveu a conversa com Lula como uma “conversa entre amigos”.
O senador ressaltou que, neste momento, sua prioridade é provar sua inocência em relação às acusações e se dedicar à reeleição do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues e também à sua própria reeleição ao Senado, em conjunto com Rui Costa. A mudança na liderança do governo no Senado e a nova estratégia de Teresa Leitão são vistas como passos fundamentais para o governo federal enfrentar os desafios legislativos que se avizinham.









