Por Oliveira Lima
O uruguaio Gonzalo Mastriane, ontem a noite, entrou para a história do futebol mineiro ao fazer 5 gols na goleada de 6×0 do América sobre o Pouso Alegre, no fechamento da primeira rodada da fase classificatória. Mastriane já tem 30 anos, numa carreira profissional que começou no Cerro do Uruguai em 2011, e que rodou o mundo em time apenas medianos, com destaque para o Parma da Itália. Estava em 2022 no Barcelona de Guayquil do Equador, de onde veio para o América.
E ele quer sair do América, mas as propostas não agradaram à diretoria americana. Athetico Paranaense, Penarol já saíram do páreo. Hoje a negociação está com o Vélez da Argentina. E ficou difícil para o time portenho agora, depois que Mastriane fez o que fez nesta 5ª no jogo contra o Pouso Alegre.
O FEITO DE MASTRIANE
Estádio Independência viu Mastriane destruir o Pouso Alegre; Ele fez os “5 primeiros” gols dos 6×0: 4 foram no primeiro tempo: 3 nos dez minutos inciais do jogo(a 1, 7 e 10 minutos). Historicamente 5 gols fizeram também Messi, pela Champions em 2012, nos 7×1 do Barcelona sobre o Bayer Leverkussen. Lewandosvisk também fez 5 gols 5×1 diante do Wolfsburg pela Bundesliga em 2015. Haaland marcou também em 2023, na Champions, contra RB Leipzig. Outros fizeram o mesmo.
OS RECORDISTAS PELO MUNDO AFORA SÃO BRASILEIROS
O cara que fez mais gols no mundo em uma só partida, foi Dário, o “Peito de Aço” Fez 10 gols na goleada de 14×0 do Náutico sobre o Santo Amaro pelo Permanbucano de 1976. Após o jogo a diretoria do Santo Amaro acabou com o time. Dalmar, atacane do Cruzeiro de 1966 fez 9 gols nos 16×0 do Cruzeiro sobre o Renascença, pelo Mineiro. O Rei Pelé fez 8 nos 11×0 do Santos sobre o Botafogo-SP na Paulistão de 1964.
Fazendo as contas, pois Jardel pelo Porto fez 7: Edmundo pelo Vasco fez 6. Sendo assim, Mastriane se coloca em 6º lugar na lista dos maiores goleadores do mundo. Resta saber se ele seguirá vestindo o verde e preto do América ou o azul e branco do Vélez.