A única seleção da Conmebol (America do sul) que ainda não foi pra Copa do mundo é a Venezuela. E sempre foi um verdadeiro saco de pancadas.E bastou um simples esforço das autoridades daquele país, ao lado dos dirigentes razoavelmente inteligentes e honestos, e o futebol da Venezuela evoluiu. Ao lado do Equador, as duas seleções que mudaram de patamar nos últimos anos aqui na America do Sul.
O time vino tinto vendeu muito caro a derrota pra Colômbia, na rodada inaugural por 1×0, num jogo muito igual. Depois venceu com sobras o selecionado paraguaio, num placar de 1×0, mas poderia ser de mais. E contra o Brasil, até mereceu ganhar. E na última rodada goleou de forma impiedosa o Paraguai por 3×0.
Hoje ocupa a 4º lugar na classificação, empatado com os tradicionais Uruguai e Brasil, time venezuelano vai brigar sim por vaga à Copa de 2026, até porque agora são 6 vagas e mais meia da repescagem, 2 a mais do que da última Copa. E como tem jogado o fino da bola hoje, a Venezuela teria chances até mesmo do formato anterior.