Por Oliveira Lima
Seguramente será quebrado neste sábado o record de público da Arena do Galo, no clássico contra o Cruzeiro, jogo válido pela 3ª rodada do Mineiro. O atual é de 42.058, exatamente o primeiro clássico da Arena, em 22 de outubro do ano passado, quando o Cruzeiro venceu por 1×0, quando todos os ingressos disponíveis foram vendidos.
Mas como não atingiu a capacidade total da Arena, se todos os ingressos foram vendidos? É que naquele jogo a torcida do Cruzeiro, visitante, esteve presente, num total de 10% da capacidade do Estádio, cerca de 4 mil. E para se abrigar esses torcedores visitantes, é sempre preciso isolar as duas torcidas, “esvaziando” algumas cadeiras, cerca de 2.550, reduzindo a capacidade total. Torcedor cruzeirense ficou no “andar” superior, à esquerda do setor de mídia, que fez a divisa de um lado. Do outro lado, a divisa se deu exatamente com o espaço de cadeiras vazias e, claro, com placas e policiamento.
Agora com torcida única, todos os lugares serão ocupados, totalizando 44,852 torcedores atleticanos. Lembrando que o Galo só pode vender a capacidade total só a partir do jogo contra o Cruzeiro. Antes os jogos foram considerados como “evento-teste”. Depois do Cruzeiro o Galo enfrentou Fluminense, Fortaleza e Goiás, com público abaixo dos 30 mil e fechou o ano contra o Grêmio para 39,337 pessoas. Este ano apenas um jogo, contra o Democrata, semana passada com 28.115 torcedores Em 10 jogos o Galo foi visto na Arena por 326.538 torcedores,que deixaram nos cofres do clube um total de 9 milhões 659 mil,838 reais e 48 centavos.