Iemanjá é considerada a Rainha do Mar e protetora dos pescadores. Uma das principais características de Iemanjá é zelar pelo amor e pela fertilidade. Os brasileiros têm a prática de fazer oferendas a Iemanjá, acreditando que ela possa retribuir os presentes.
Para muitos devotos de Iemanjá, 2 de fevereiro é dia de estar no litoral, prestando homenagens à rainha dos mares e oceanos. Nem todos os admiradores da divindade conseguem ir à praia, mas isso não impede que os rituais para a mãe dos orixás sejam cancelados. Há outras alternativas.
Como cultuá-la mesmo longe do mar
Não precisa ser nada grandioso. Uma mesa pequena é suficiente para criar o espaço destinado a homenagear Iemanjá.
Enfeite o móvel com toalha branca ou azul bebê e, por cima, posicione uma imagem da mãe dos orixás.
Em volta dela, coloque sete rosas brancas, perfumes com fragrância de talco e itens de maquiagem — batom em tons de rosa, pó compacto e espelho.
Adereços de cabelo e pentes na cor prata também são bem-vindos.
Por fim, acenda uma vela azul, da cor do mar.
Prato especial
Outra forma de homenagear Iemanjá é à mesa.
Farofa de Banana Nanica.
Ingredientes 1 unidade(s) cebola roxa 2 unidade(s) banana nanica 2 unidade(s) pimenta dedo de moça 50 grama(s) salsa picada 3 dente(s) alho 50 mililitro (ml) azeite 150 grama(s) farinha de mandioca grossa 100 grama(s) manteiga Sal a gosto Conversor de medidas Modo de preparo Torre a farinha no forno a 180 graus por 20 minutos. Em seguida, corte a cebola roxa brunoise pequena e alho em brunoise pequena, refogar os dois juntos no azeite. Corte as bananas em rodelas e depois corte as extremidades da pimenta dedo de moça e com o auxílio de um canudo, retire as sementes. Corte em rodelas. Em uma panela coloque 50 gramas de manteiga, junte à base de cebola roxa com alho, a farinha torra. Mexa bem e ajuste tempero. A farofa deve ficar úmida.
Oração para Iemanjá
Outra maneira de honrar a rainha do mar é proferir a oração, inclusive durante rituais e simpatias.
Minha protetora Iemanjá. Enfermeira dos que sofrem, consoladora dos aflitos, conselheira dos angustiados. Mãe de todos. Agradeço de tantas graças que nos concedes. Sou indigno de sua aura luminosa. E rendo-te minha homenagem, rainha das águas. Que contribui caridade e amor, entre todos os seus filhos. Eu te agradeço senhora Mãe Iemanjá, por me atender nas horas que recorro a teus poderes. Divinas graças te dou, Iemanjá. Pelas tuas radiações milagrosas, agradeço, dizendo obrigado por tua proteção constante que tens proporcionando por nossos irmãos que sofrem. Curvo-me diante de ti e rogo-me, continue dando proteção a teus devotos que dedicam amor profundo. Que tua aura bendita continue protegendo e vibrando bondade. Dê paz e saúde a aqueles que te ajoelham suplicando aos seus pés. Dai-nos a tua proteção pura e conforto da alma. Suplico nesta mensagem porque creio em teu poder imenso. Assim seja, minha mãe querida Iemanja´”