Por Oliveira Lima
Começa nesta 3ª feira a Copa Sul-Americana de 2024 com a participação de 44 times considerados de “2ª linha do futebol da América do Sul”. Competição que é a segunda mais importante do continente, já que a Libertadores é a principal. Aliás, quem ganha a “Sula”, nome carinhoso, já se qualifica à próxima edição da Libertadores.
Esta será a 21ª edição e de longe a mais difícil, pelo nível dos times concorrentes. Jogam a Sul-Americana, os 6 melhores brasileiros e argentinos que não se classificaram à Copa Libertadores. Os demais países entram com 4 times, na mesma situação. E tem muito “time grande” nesta edição. A começar pelo segundo maior vencedor da Libertadores, o Boca Jrs, da Argentina, com 6 conquistas. Ao todo são 7 times que já ganharam a Liberta e somando todos os títulos chega-se à 15 taças e mais 2 vices.
Por isso a Sul-Americana deste ano tem cara de Libertadores. Quem já ganhou a Liberta e vai jogar a Sula: Boca Jrs, da Argentina 6 vezes: Olímpia do Paraguai com 3, Internacional e Cruzeiro do Brasil com 2 cada: Racing da Argentina e Corinthians do Brasil com 1 conquista, além, do brasileiro Athetico Paranaense, 2 vezes vice. Outros grandes times na competição são: Fortaleza e Cuiabá do Brasil, Lanús e Argentino Jrs, da Argentina, além do Guarani, do Paraguai, América de Cali, Tolima e Independiente Medelim da Colômbia, Lau do Chile. Mas tem novatos totalmente desconhecidos: Técnico Universitário do Peru, Rayo Zuliano da Venezuela, Alianza Petrolera da Colômbia, Coquimbo Unido do Chile e Real Tomayaro da Bolívia.
E tudo começa nesta terça-feira. Os brasileiros e argentinos só entram na fase de grupos. A fase inicial, composta por 32 times, no sistema de mata, pois é um jogo só, passando 16, que vão se juntar aos 6 brasileiros, 6 argentinos e aos 4 eliminados da 3ª fase da Copa Libertadores, formando assim a fase de grupos, até se chegar à final em 23 de novembro.
E a cara da Libertadores já é presença logo na primeira fase, onde os times de um mesmo país vão se enfrentar em jogo único. O Olímpia do Paraguai tem 3 Copa da Liberta, vai jogar contra o Sportivo Ameliano, quinta às 21; 30h