Por Oliveira Lima
Por incrível que pareça, a quarta rodada do Campeonato Mineiro, fase inicial, já será decisiva para o Atlético Mineiro, favorito disparado à conquista do seu 3º Penta-Campeonato, algo pra lá de inédito. Time começou muito mal a competição, com duas derrotas e uma vitória, índice de 33% e fora da zona de classificação às semifinais. É só o começo do Campeonato, o mais curto do Brasil, com somente 8 rodadas na primeira fase.
A quarta rodada, a ser jogada neste meio de semana, já será a metade dos jogos, diminuindo as chances de recuperação por contas das poucas rodadas. E como os times não se enfrentam em seus grupos, quem “derrapar” terá que torcer contra times do seu grupo. É o que no momento acontece com o Galo. Pelo grupo B, o time de Felipão está em 2º lugar com 3 pontos e vê o Villa Nova na 1ª com 6 pontos, o dobro. Time de Nova Lima perdeu na estreia para o Cruzeiro e vem de duas vitórias, ambas fora de casa: 2×0 no Itabirito e 1×0 no Patrocinense. O Galo perdeu de 2×1 para o Patrocinense, venceu de 4×0 o Democrata e vem de derrota de 2×0 para o Cruzeiro.
Nesta 4ª rodada só assume a liderança se vencer o bom time do Athetic em São João del Rei e, ao mesmo tempo, o Villa perder em casa para o Ipatinga, e com o Galo tendo ainda que superar o Leão no saldo de gols, hoje 2×1 para o Villa. É provável a vitória do Villa diante do Ipatinga em casa, o Galo é favoritasso diante do Athetic, mesmo jogo sendo no Joaquim Portugal.
É bom o Atlético de Felipão ganhar este jogo, pois se der errado, pode ficar 5 ou 6 pontos atrás do líder Villa Nova, faltando 12 pontos em disputa até o final. Sendo assim, se vencer volta ao campeonato, do qual é amplamente favorito. Se perder, pode ficar fora de uma final, o que não acontece há 18 anos, algo também inédito em Minas Gerais. Portanto, nesta 5ª feira tem Atlético Mineiro x Athetic e tem Villa Nova x Ipatinga. Já será uma rodada decisiva às pretensões do time de Felipão. Quem diria que um dia o Galo teria que correr atrás do Leão!