O Bloco Chama o Sindico deixou a avenida Afonso Pena em Belo Horizonte, pequena na noite desta quarta-feira (7). O bloco Chama o Síndico embalou cerca de 150 mil foliões na avenida, segundo os organizadores do cortejo.
Afonso Pena iluminada de verde
O verde da roupa das irmãs Elizete e Fátima se misturou ao verde das luzes que iluminaram a avenida Afonso Pena durante o desfile. Durante o cortejo, os foliões receberam bastões de led na cor verde, para colorir a avenida. Pouco depois das 20h, veio a grande surpresa: um show de lazers, também na cor verde, tomou conta do ambiente.
A atração foi proporcionada por uma parceria do bloco com a Cemig. E teve aprovação dos foliões. A professora aposentada Paula Martins Loti, por exemplo, se surpreendeu. “Maravilhoso! Lindo! Nunca tinha visto algo assim antes”, confessa. ‘Responsável’ pela vinda da vizinha para o Carnaval de BH, o fresador Alisson Marinho acompanha os elogios. “Iniciativa maravilhosa. Bacana demais”, opina.
Sobre o bloco Chama o Síndico
Idealizado por Matheus Rocha e Nara Torres, o Chama o Síndico nasceu em 2012, com a ajuda de aproximadamente 20 músicos e produtores culturais que já atuavam no reflorescimento do Carnaval de rua de Belo Horizonte, tocando, criando e produzindo outros blocos.
Tradicionalmente, o cortejo acontece na quarta-feira antes do Carnaval em Belo Horizonte, homenageando os dois ícones da Música Popular Brasileira, Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Belo Horizonte voltou a pulsar a alegria do carnaval neste último final de semana. Com uma programação diversa, plural e descentralizada, a cidade recebeu os cortejos dos blocos de rua em diversos pontos da capital mineira. Para 2023, são esperados mais de 500 desfiles. Confira a programação completa para os próximos dias no Portal Belo Horizonte.
“Percebemos uma cidade mais feliz, com o retorno dos foliões às ruas após dois anos de ausência. O maior evento de rua do estado de Minas Gerais, que mais traz renda, gera emprego e movimenta a enorme cadeia do turismo, está de volta.
Estamos muito felizes com o que presenciamos em Belo Horizonte nesses primeiros dias de folia. Parabenizo também os atores do carnaval pela qualidade apresentada nos cortejos. Seguiremos atentos para que a entrega dos serviços ofertados se mantenha no nível deste primeiro final de semana de festa”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Com a expectativa de receber aproximadamente 5,5 milhões de pessoas durante o Carnaval deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte está investindo nos cuidados com a saúde sexual dos foliões. Em pontos fixos do “Posso Ajudar”, que ficarão na Rua Tamoios com Rua Rio de Janeiro e na Rua da Bahia com Rua Santos Dumont, no hipercentro da capital, a Secretaria Municipal de Saúde distribuirá preservativos, gel lubrificante, autotestes HIV e folders com informações sobre prevenção e serviços da rede SUS-BH. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde com a BHTrans e a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).
“O uso dos serviços de caminhões-pipa é uma tradição da folia na capital mineira, e neste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte apresenta mais esse atrativo aos foliões. A ideia é contribuir na diminuição do calor durante a festa, pensando na saúde, no bem estar e no conforto de moradores e turistas”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.
Os caminhões-pipa armazenam, em média, 10 mil litros de água, quantidade que será disponibilizada por dia aos foliões. Os veículos serão mantidos em pontos das regiões Centro-Sul e Leste da capital, e na Pampulha. Confira abaixo as datas, horários e endereços em que os caminhões serão disponibilizados:
10/02 – 09h às 13h – avenida Dos Andradas, número 231, Centro (próximo à Praça da Estação)
10/02- 09h às 15h – rua dos Tamoios, próximo ao número 160, Centro
10/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia
11/02 – 10h às 16h – avenida Coronel Oscar Paschoal , número 8, Pampulha
11/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia
11/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi
12/02 – 09h às 15h – avenida Afonso Pena, próximo ao número 597, Centro
12/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia
12/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi
13/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia
13/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi
18/02 – 09h às 15h – avenida Afonso Pena, próximo ao número 597, Centro
Os lugares podem variar conforme a variação da quantidade de público no local e as condições meteorológicas.