A Superintendência de Defesa Civil de Betim aderiu ao “Dia D – Todos Contra a Dengue”, projeto que teve início nesta terça-feira (20) e que envolve a ação conjunta de quatro Estados brasileiros, incluindo a Defesa Civil de Minas Gerais, para auxiliar as equipes de Saúde no combate às arboviroses. A iniciativa é uma resposta à explosão do número de casos de dengue e chikungunya em todo o país. Órgãos de Defesa Civil de 186 municípios mineiros, além dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul integram, até o momento, as ações. Em Betim, a adesão da superintendência marca o início das participações efetivas da pasta no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Em ação realizada já nesta manhã na cidade, técnicos da Defesa Civil de Betim, acompanhados por representantes da 2ª Região de Defesa Civil (Redec), da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e agentes de combate a endemias do município percorreram as ruas do bairro Monte Verde, na região central, visitando as casas, identificando possíveis focos do inseto e orientando os moradores sobre a eliminação de água parada e o descarte adequado de resíduos.
As visitas incluem, além de orientações, a aplicação de telas para tampar caixas d’água e aplicação de larvicida. Durante a ação, foram encontrados diversos recipientes com água parada, objetos inservíveis em lotes vagos, e larvas do mosquito dentro das residências dos moradores do bairro.
“Essa é uma ação inédita para a Defesa Civil de Minas Gerais, que ingressou nessa luta devido ao agravamento da dengue em todo Estado. Entre os 18 municípios da região que cuidamos, conforme o último boletim epidemiológico, Betim é o que apresenta maior número de casos confirmados, por isso estamos aqui auxiliando as ações de combate à dengue”, explica o sargento da Defesa Civil de Minas Gerais, Ricardo Magno, que participou da ação.
“A integração entre os órgãos municipal e estadual na participação das ações de combate à dengue e demais arboviroses é de extrema importância por se tratar de algo que configura um risco para a sociedade. A Defesa Civil está à disposição para ajudar também nessa luta, mas é essencial que a população esteja, também, em alerta e verdadeiramente engajada no combate aos focos do mosquito transmissor. Hoje pudemos atestar o que já havia sido apontado pelos últimos levantamentos da Saúde, que mostraram que cerca de 98% dos focos estão dentro das residências. Por isso, é fundamental eliminar todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Juntos, podemos conter a propagação da dengue e proteger nossa saúde”, salienta a superintendente de Defesa Civil Suellen Reis.
A Defesa Civil de Betim também participará, já nesta semana, dos mutirões organizados pela Secretaria Municipal de Saúde que ocorrerão nas regiões do Citrolândia (quarta-feira), Icaivera (quinta-feira) e Vianópolis (sexta-feira).