Uma ação beneficente e de forma conjunta na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) rendeu doações que foram entregues a uma adolescente, de 17 anos, que está grávida e necessitada de auxílio. A irmã foi atendida na Delegacia de Plantão em Atendimento à Mulher (Depam) em Belo Horizonte e, com um mandado judicial cumprido, os policiais civis se mobilizaram para arrecadar os itens que a jovem precisava.
A iniciativa foi dos policiais das divisões que integram o Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam). No primeiro atendimento, em janeiro deste ano, a irmã da grávida acionou a PCMG com um mandado de busca e apreensão para ser cumprido na casa onde a adolescente morava com a mãe. De acordo com a vítima, ela foi expulsa de casa depois que a mãe descobriu a gravidez e a irmã a acolheu, mas ainda precisava dos documentos e das roupas do bebê.
O mandado judicial foi cumprido pela equipe da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e, no local, foi possível recuperar apenas os documentos da adolescente, já que as roupas do bebê haviam sido descartadas pela mãe dela.
Diante disso, as equipes da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad) e da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid) reuniram-se e fizeram o enxoval do bebê. Toda a arrecadação de roupas e itens para o recém-nascido foi entregue à gestante com uma cesta básica.