Por Oliveira Lima
Time da pequena cidade de Tombos, Zona da Mata Mineira, o Tombense já esta classificado às semifinais do Campeonato Mineiro deste ano. Numa apresentação de gala na goleada de 3×0 sobre o Villa no Alçapão do Bonfim, o Gavião Carcará, apelido do Tombense, chegou à 15 pontos e já tem pelo menos garantida a 2ª melhor colocação geral. Pode ser até mesmo o 1º do grupo A, na luta contra o Cruzeiro.
Time segue invicto, aliás só ele e o América, ambos já classificados, com 4 vitórias e 3 empates em 7 jogos, com índice técnico de 71%. Começou mal num empate em 2×2 com o Uberlândia em casa, mas depois decolou: vitórias sobre Pouso Alegre, Athetic e principalmente empate com o Galo em BH e goleadas de 4×0 no Patrocinense e 3×0 no Villa Nova. Pra se ter Idea, a campanha do Tombense é igual à do América e 4 pontos a mais que o Galo e ainda briga pau a pau com o Cruzeiro pela liderança do grupo B
Começou o ano de 2024 sob os olhares duvidosos da má campanha geral do ano passado. No Mineiro de 2023, brigou até ao final para não ser rebaixado. No Brasileirão caiu da Série B para a Série C e foi mal na Copa do Brasil. Diretoria sob comando de Layne Gaviole, e com o dinheiro do dono do time, empresário do futebol Eduardo Uran, dispensou quase todo mundo e contratou turma nova. Montou outro time e deu certo. Sob a batuta do novo comandante, Raul Cabral e do centroavante Igor Bahia, equipe confirma pelo menos o título de “Campeão do Interior”, mas olha com carinho a possibilidade de levar o caneco também.