Por Oliveira Lima
Dono do 3º elenco mais caro da América do Sul, Atlético Mineiro entrou no Campeonato Mineiro como o maior favorito dentre todos os favoritos pelos Estaduais do Brasil. A distância financeira e técnica entre o Galo e os demais times de Minas Gerais é absurda e por isso nunca foi tão favorito assim. Dá pra dizer que esta distância é a maior do Galo sobre o Cruzeiro, por exemplo, que aliás é o seu maior perseguidor hoje no Estado. O que dirá então dos demais times!
Conquistar pela 3ª vez o pentacampeonato mineiro era no início, questão de tempo. Mas em campo até agora tem sido muito diferente. O Galo vai fechar a 1ª fase com apenas a 4ª melhor campanha geral. Hoje tem 5 pontos atrás do Cruzeiro e 4 atrás de América e Tombense. Nos moldes atuais, o Galo só irá as semifinais como 1º do grupo porque o Uberlândia demorou reagir e o Villa despencou nos últimos jogos.
Campanha do time de Felipão é decepcionante. Em 7 jogos, tem 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Em 21 pontos disputados ganhou 11 e perdeu 10, índice de apenas 52%. E estamos falando de uma 1ª fase do Campeonato Mineiro. Para se ter Idea, o Galo não ganhou de nenhum time que está melhor pontuado do que ele: perdeu para Cruzeiro, empatou com América e Tombense. Ainda para ilustrar tem apenas o 5º melhor ataque do campeonato com 11 gols, muito para um ataque que é um dos mais caros do Brasil.
Faltando a última rodada desta 1ª fase, Atlético não alcança mais nenhum dos 3 times que estão à sua frente, pois está há 5 pontos do Cruzeiro, 4 de América e Tombense. Inacreditável pensar o Galo em 4º lugar em uma fase inicial. Claro que ele vai às semifinais na condição de 3º da lista pelo regulamento, pois Tombense está indo como melhor segundo colocado no seu grupo. Claro que o Galo de Felipão ainda é o grande favorito ao título, aliás ao penta, até porque o sistema na reta final é de mata-mata,, mesmo ele com desvantagem. Claro também que estamos falando de um elenco muito bem qualificado, que custou uma fortuna e que é o 3º mais valioso da América do Sul.