A Nestlé anunciou o aporte de R$ 450 milhões na ampliação e modernização da fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros, Norte do estado. O projeto conta com apoio técnico do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua vinculada Invest Minas, consolidando a planta como referência global em inovação e sustentabilidade no setor de cafés.
O empreendimento deve criar cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos. Com a conclusão do projeto, o quadro fixo da fábrica deve crescer 50% em relação aos atuais 230 colaboradores, fortalecendo a economia regional.
Desde 2020, 100% dos lançamentos da marca são desenvolvidos em Montes Claros. A unidade é responsável pela produção de diferentes sabores de cápsulas distribuídas para todo o Brasil e mais nove países da América Latina, principalmente, México, Chile e Argentina.
“Esse investimento mostra como Minas Gerais tem condições competitivas para atrair projetos globais de grande porte e é um polo estratégico para o mercado de café. O projeto vem consolidar um novo momento de oportunidades para o Norte de Minas, além de avançar como polo de inovação e sustentabilidade no setor”, destacou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Modernização e novas linhas de produção
Anunciada no início desta semana, a expansão prevê o acréscimo de 7 mil metros quadrados à planta industrial atual para instalação de novas linhas de cápsulas e bebidas à base de café, além de uma área dedicada ao envase de sachês do produto solúvel. A primeira fase de expansão está prevista para operar já em 2026.
Com conclusão prevista até 2028, o projeto aumentará em 40% a capacidade produtiva da unidade em Minas Gerais, a única das Américas e uma das cinco da marca no mundo.
O projeto reafirma o papel do estado como destino competitivo e estratégico para grandes investimentos privados. “O trabalho da Invest Minas é fundamental para viabilizar projetos como esse, que geram fortalecem a cadeia produtiva e posicionam Minas como referência em inovação e sustentabilidade”, destacou o gerente de Agronegócios, Alimentos, Bebidas, Químicos e Embalagens na Invest Minas, Lucas Ferreira.
Sustentabilidade e economia verde
A fábrica de Montes Claros é a primeira da Nestlé no mundo a receber a certificação Triplo Zero. O processo não capta água da natureza, neutraliza as emissões de gases de efeito estufa e não destina resíduos para aterros. Essas práticas garantem que a expansão ocorra de forma alinhada às metas globais de sustentabilidade da companhia e cumprem com as exigências da legislação ambiental mineira