
A Copasa, por meio do programa Pró-Mananciais, desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento Ambiental, investiu, entre maio e outubro deste ano, mais de R$1 milhão em ações de preservação ambiental na zona rural de Salinas, no Norte de Minas. A meta é cuidar dos cursos d’água utilizados para abastecimento público e favorecer o desenvolvimento sustentável.
Os recursos foram alocados para a adequação de estradas rurais com a instalação de bacias de contenção de águas de chuva, lombadas, bigodes e a construção de curvas em nível. As iniciativas foram desenvolvidas nas comunidades de Capivara, Patricinho, Patrição, Rio das Antas, Malhada Nova e Matrona para proteger a microbacia hidrográfica do Rio Salinas.
Durante cinco meses, os investimentos viabilizaram um total de 669 bolsões (bacias escavadas no solo para contenção da água da chuva), 41 quilômetros de curva de nível (elevações escavadas na terra para evitar erosões), 808 bigodes, 108 lombadas, além da manutenção de 103 quilômetros de estradas rurais.
De acordo com a assistente socioambiental da Copasa, Adriana Tolentino, as intervenções visam melhorar a drenagem e conservação do solo, minimizar o impacto das enxurradas, por meio do escoamento adequado das águas de chuva, possibilitando a infiltração da água no lençol freático, bem como evitar o assoreamento dos mananciais.
“As ações socioambientais do Pró-Mananciais realizadas em parceria com os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias) produzem resultados satisfatórios para a preservação das nascentes, facilitando a infiltração das águas de chuva no solo e a recuperação das fontes de abastecimento das localidades beneficiadas”, afirmou.
A população das áreas contempladas reconhece o valor das ações para o meio ambiente, como confirma os moradores de Malhada Nova e Capivara, Gentil Moreira Durães e Valdivino Lima Barbosa. “As atividades vão contribuir para a fertilidade do solo e evitar o assoreamento das fontes de produção de água que abastecem Salinas e as demais comunidades”.
Sobre o Pró-Mananciais
A Copasa desenvolve o Pró-Mananciais como uma importante iniciativa de sua agenda ESG. O programa promove a mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento da população em relação à microbacia hidrográfica de sua região, estimulando a corresponsabilidade na preservação dos recursos hídricos.
Ademais, alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Pró-Mananciais é uma expressão concreta da realização do propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, demonstrando que é possível aliar o fornecimento de serviços essenciais à preservação das fontes de água e ao desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.






