
A educação inclusiva é um valor diário que molda a prática pedagógica e forma cidadãos mais empáticos. A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), atua como um pilar de apoio para seus estudantes, garantindo a permanência e o desenvolvimento pleno em um ambiente acolhedor.
Esse compromisso, firmado em parceria com famílias, educadores e o Governo de Minas, transforma a jornada escolar de alunos com deficiência.
No Centro Educacional de Buritizeiro, o professor Artur Braga encontrou no aluno Paulo Ribeiro Barbosa, de 35 anos, um parceiro essencial. Sabendo do perfil participativo do aluno, lhe deu a função de ajudante nas aulas de Práticas Esportivas e Cidadania. “Essa estratégia não só fortalece sua autoestima e interação com os colegas, como também promove um ambiente de colaboração e inclusão para todos”, diz o docente.
Já a aluna Valquíria Morais de Souza, de 46 anos, prova que nunca é tarde para avançar. Sua jornada, que começou há anos enfrentando barreiras educacionais, hoje floresce na Fucam.
A irmã, Sissa Morais se emociona ao falar da evolução de Valquíria. “Hoje, também junto à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ela tem o acolhimento que buscamos há anos. Ela nunca conseguiu concretizar a alfabetização, e hoje percebo que ela está evoluindo nesse sentido”, diz. “Escreve livremente pequenas palavras e lê também. Graças ao reforço que a Fucam oferece”, complementa.
“Venham para a Caio Martins fazer amigos porque aqui é muito bom, eu aprendo, brinco e gosto muito dos meus amigos”, afirma Valquíria, ao ser questionada sobre o que diria a outros estudantes.
Aprendizado e aprimoramento
O professor Guilherme Faria, que dá aulas de Educação Física e Práticas Esportivas em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina, destaca a necessidade de sensibilidade e criatividade para que os alunos com deficiência possam atingir todo seu potencial.
“Trouxe para minha prática pedagógica um olhar mais sensível, me desafiando a planejar aulas que sejam realmente acessíveis e acolhedoras”. Ele utiliza adaptações de regras, flexibilização de espaços e recursos visuais para garantir a participação ativa dos alunos. “Muda a visão de mundo dos demais estudantes, desenvolvendo valores como empatia, respeito e solidariedade”, complementa.
Fortalecimento da inclusão
O compromisso da Fucam com a acessibilidade é reforçado pelo alinhamento com outras agendas do Governo de Minas, como a do Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais). Por meio dele, o Governo do Estado está destinando recursos para.
• A construção de parques multissensoriais em Centros Especializados em Reabilitação (CERs).
• A ampliação do Programa de Triagem Neonatal.
• A ampliação do programa Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual, com apoio às unidades Centros-Dia e às Apaes.
O chefe de Gabinete da Casa Civil e diretor do Promais, Ivan Tavares, ressalta a importância dessas ações. “Os avanços que o Promais vem conquistando mostram que Minas Gerais está comprometida em transformar a vida de milhares de pessoas com deficiência e com doenças raras”, afirma.
“É fundamental que essas políticas caminhem lado a lado com uma educação inclusiva, que respeite as diferenças e valorize o potencial de cada indivíduo”, enfatiza.