Com o objetivo de avançar na melhoria das condições de infraestrutura rodoviária no estado, o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), tem direcionado seus esforços na contratação de obras de restauração, manutenção e pavimentação de novas rodovias e construção de pontes.
Só neste ano, o orçamento exclusivo para obras e serviços rodoviários já contabiliza mais de R$ 2,2 bilhões licitados ou em processo de licitação. Um aumento de mais de 46%, comparado ao praticado no ano anterior, que foi de cerca de R$ 1,5 bilhão.
Do valor orçado — referência para as empresas interessadas em realizar o serviço ou a obra —, R$ 328.085.812,56 foram de descontos em processos licitatórios finalizados até agosto de 2025, o que representou economia aos cofres públicos.
Além dos recursos destinados à contratação de serviços e obras, o DER-MG licitou neste ano cerca de R$ 1,1 bilhão para fornecimento de asfalto (material betuminoso). O insumo é fundamental para a execução final das obras, seja de recuperação funcional, pavimentação ou restauração de trechos rodoviários e para atender os contratos de manutenção e conservação rotineiras.
Na avaliação do governador Romeu Zema, o volume licitado pelo DER-MG em 2025 reflete a preocupação do Governo de Minas em proporcionar uma infraestrutura que potencialize o desenvolvimento do Estado.
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“Quem viaja sabe que as nossas rodovias estão sendo recuperadas com mais rapidez e eficiência, graças ao trabalho fundamental do DER. É um desafio cuidar da maior malha viária do Brasil, mas nossa gestão segue avançando para que os mineiros tenham uma infraestrutura viária cada vez mais segura e funcional”, afirmou Romeu Zema. |
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Para o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, os investimentos são fundamentais para estimular o desenvolvimento e a integração de Minas e do país. Ainda segundo ele, o volume de recursos tem aumentado a cada ano, demonstrando a preocupação do Governo de Minas com a infraestrutura rodoviária.
“É um recorde histórico, principalmente nesta gestão do governador Romeu Zema, que contribui para a viabilização dos principais programas de governo, tanto na parte de manutenção quanto de pavimentação”, frisou Matheus Novais.
DER-MG / Divulgação
Um dos destaques é a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, entre Manga e Matias Cardoso, que representa um marco na integração regional no Norte de Minas, ao melhorar a interligação entre o extremo Norte com o Noroeste do estado, o Oeste da Bahia e a rodovia BR-135, beneficiando, especialmente, as populações ribeirinhas. A estrutura da ponte terá 1.160 metros de extensão e largura de 13,8 metros, sendo a segunda maior estrutura a ser erguida em Minas. O investimento soma cerca de R$ 250 milhões.
Entre as ações já iniciadas no pacote de licitação estão as obras complementares e de pavimentação da rodovia MG-170, no trecho entre Pimenta e Guapé, estrada que liga o Sudoeste ao Centro-Oeste mineiro. São 15,2 quilômetros de rodovia, com aporte de recursos da ordem de R$ 68 milhões, na conclusão de uma via que vai incrementar o setor turístico da região.
No Triângulo Mineiro, o destaque são as obras complementares dos serviços de melhoramento e pavimentação no Contorno Sul de Uberlândia e adequação com a MGC-455, na rodovia LMG-503, com 19 km de extensão.
O trecho de 17,8 quilômetros entre Curral de Dentro, entroncamento Berizal e Mirandópolis, na LMG-626, também foi licitado e iniciado.
Outra obra contemplada neste ano é a recuperação funcional do pavimento da MG-010, trecho Conceição do Mato Dentro – Serro (Distrito de Mato Grosso), com extensão de mais de 44 quilômetros.
Do total previsto para 2025, mais de R$ 415 milhões são destinados aos novos contratos de conservação e manutenção permanente de mais de cinco mil quilômetros de rodovias, divididos em nove lotes para atender às Coordenadorias Regionais do DER-MG em Juiz de Fora, Monte Carmelo, Formiga, Passos, Paracatu, Ponte Nova, Manhumirim, Ituiutaba e Salinas.