
O Governo de Minas realizou, nesta segunda-feira (8/12), Dia dos Gerais, a entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz a personalidades que contribuem para odesenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do estado.
O vice-governador Mateus Simões concedeu a Medalha dos Gerais aos 20 homenageados. Dez homens receberam a Medalha Matias Cardoso, e dez mulheres, a Medalha Maria da Cruz.
“É muito sintomático que a gente tenha escolhido para nomear essas duas medalhas exatamente de Maria da Cruz e Matias Cardoso. Carregamos o exemplo de mãe Piana, que está com imagem ali a frente da igreja. Lembramos da memória viva da cidade de Matias Cardoso. Eu fico feliz da gente ter a condição de comemorar os homens e as mulheres do Norte de Minas, que são excepcionais. O povo daqui merece todo o nosso cuidado, nossa atenção. Tenho muito orgulho de ser o vice-governador que mais veio ao Norte de Minas. Quero agradecer a cada um que veio aqui, que esteve junto nesse momento tão especial. Viva Matias Cardoso, viva Maria da Cruz!”, destacou o vice-governador.
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, fez questão de falar da importância da medalha e do resgate histórico que ela carrega.
“Esse dia de hoje não é só especial porque mudamos a capital de Belo Horizonte para Matias Cardoso. Isso é um jeito de resgatar nossas origens, nossa história. Essa medalha é muito especial, ela pede aos homenageados para que eles façam um compromisso com os valores de Matias Cardoso e Maria da Cruz: coragem, compromisso e senso de justiça. E é isso que gostaria que os homenageados carregassem consigo”.
A honraria é um reconhecimento do Estado para pessoa física ou jurídica, criado em 2011 e sempre entregue no dia 8/12. A data em que se comemora o Dia das Gerais também prevê a transferência simbólica da capital mineira para a cidade de Matias Cardoso.
Seis dos escolhidos para receber a homenagem foram indicados pelo governador de Minas, enquanto os outros 14 foram selecionados pelos integrantes do Conselho Permanente da Medalha dos Gerais.
Já a Medalha dos Gerais – Grande Colar, criada em 2017, é destinada exclusivamente a autoridades com cargos oficiais na União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Neste ano, ela foi entregue ao prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães.
A honraria já foi concedida ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, em 2024, ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, em 2023, e ao ex-prefeito de Betim, Vittorio Medioli, em 2017.
Em 2025, as medalhas foram entregues aos seguintes agraciados:
Grande Colar
- Guilherme Augusto Guimarães de Oliveira, Prefeito de Montes Claros
- Matias Cardoso
- Carlos Welth Pimenta de Figueiredo, deputado estadual
- José Aparecido Mendes Santos, prefeito de Janaúba
- Jimmy Diogo Silva Murça, prefeito de Jaíba
- Saulo Gabriel Antunes Feliciano, prefeito de Monte Azul
- Astério Itabayana Neto, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)
- Eduardo Antônio Codo Santos, diretor-executivo de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
- André Oliveira Ruas Abreu, médico cardiologista
- Ronaldo Mota Dias, médico veterinário
- Astério Pereira Lima, produtor rural
- Rui Mourão, escritor (In memoriam)
- Maria da Cruz
- Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa, desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
- Laura Helena Xavier Ferreira, juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
- Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
- Samyra Ribeiro Namen, promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
- Talyane Alves Pereira, prefeita de Berizal
- Beatriz Coelho Morais de Sá, advogada
- Natalie Marie Claire Oliffson Nunes Rodrigues, subsecretária Municipal de Turismo de Montes Claros
- Franciele Cardoso Ferreira, gerente de Trabalho e Emprego da Prefeitura Municipal de Janaúba
- Celcina Alves dos Santos Evangelista, pedagoga
- Rita Gomes Lopes, artesã








