
O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) encerra 2025 com um dos maiores volumes de investimentos já registrados na infraestrutura rodoviária do estado. Com obras retomadas, novos contratos, ampliação de programas estratégicos e modernização de processos, o ano consolida marcos históricos para a autarquia.
Ao longo de 2025, 11 obras foram iniciadas ou retomadas após paralisação, somando 300 quilômetros de intervenções e cerca de 9 mil empregos gerados. Entre elas, destaca-se a recuperação da MG-295, entre Consolação e Cambuí, incluindo o Contorno de Cambuí até a BR-381, já em fase de conclusão.
Também foram entregues oito obras iniciadas em anos anteriores, contemplando 452 quilômetros, 5,2 mil empregos e R$ 450 milhões em investimentos. Essas entregas reforçam o ritmo acelerado do programa Caminhos pra Avançar, ampliado neste ano com 23 novas intervenções, alcançando o total de 164 obras em todas as regiões.
Entre as grandes ações em andamento, destaca-se a construção de duas pontes estratégicas sobre o Rio São Francisco, fundamentais para a integração regional. Uma está sendo erguida em Manga, fortalecendo conexões no Norte de Minas; a outra, no município de São Francisco, ampliará a mobilidade e facilitará o escoamento da produção local. Juntas, as duas obras representam importante avanço territorial e impulsionam o desenvolvimento econômico de Minas e do Brasil.
O crescimento da capacidade de investimento acompanha o ritmo das obras. Apenas em 2025, o DER-MG licitou ou colocou em licitação mais de R$ 3,5 bilhões em serviços, obras rodoviárias e aquisição de asfalto, insumo essencial para recuperação funcional, restauração e pavimentação de rodovias.
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“Estamos recuperando nossas rodovias com mais eficiência. As obras avançam e os cidadãos já percebem melhorias no dia a dia. O objetivo é oferecer estradas mais seguras, reduzir custos e apoiar o desenvolvimento de Minas Gerais”, destaca o governador Romeu Zema. |
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O DER-MG também encerra o ano com mais de R$ 800 milhões aplicados em manutenção e conservação — cerca de 50% a mais que em 2024. As ações incluíram tapa-buracos, revitalização de pavimentos, limpeza, drenagem e sinalização, cobrindo aproximadamente 25 mil quilômetros de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.
Atualmente, apenas um ponto da malha estadual permanece totalmente interditado, resultado da atuação ágil das 40 unidades regionais, especialmente durante o período chuvoso.
Outro marco de 2025 foi o início do uso de inteligência artificial para monitoramento rodoviário, tornando Minas Gerais o primeiro estado a adotar a tecnologia de forma sistemática.
Veículos equipados com câmeras percorrem cerca de 20 mil quilômetros de rodovias, produzindo diagnósticos mensais sobre pavimentos, drenagem e sinalização. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o sistema deve ser expandido para estradas não pavimentadas.
Também avançou a modernização administrativa com a digitalização integral da solicitação de Autorização para Uso da Faixa de Domínio, trazendo mais agilidade e transparência ao processo.
Outra iniciativa importante foi a abertura da consulta pública da nova Tabela Referencial de Preços de Obras Rodoviárias, integrante do Sistema de Custos e Orçamentos Referenciais de Obras (Sicor-MG), que amplia a participação social e moderniza metodologias orçamentárias.
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Para o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, 2025 marca a consolidação de uma nova fase da autarquia. “Ampliamos investimentos, avançamos em obras, modernizamos processos e incorporamos novas tecnologias. É um conjunto de ações que fortalece a infraestrutura e melhora a vida de quem utiliza nossas rodovias todos os dias”, afirma. |
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Perspectivas para 2026
As projeções para 2026 apontam para a manutenção do ritmo acelerado de obras e investimentos. Entre as intervenções aguardadas estão o trecho Uberlândia–Campo Florido, a duplicação da MG-155 entre Mário Campos e a BR-381, e a ligação entre Sete Lagoas e Araçaí.
Outro destaque é a pavimentação do acesso a Santa Rita do Itueto, município que ainda não possui ligação rodoviária asfaltada. A expectativa é de que 2026 consolide ainda mais os avanços alcançados neste ano.










