
Minas Gerais dá um novo passo em sua estratégia de internacionalização ao participar do Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores, em Santiago, no Chile. O evento, organizado pela Organização Mundial de Turismo em parceria com o Chile, tem a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), em uma programação que segue até esta quarta-feira (26/11).
O evento é uma oportunidade única para atrair negócios e estabelecer parcerias estratégicas. Na segunda-feira (24/11), a Secult-MG participou de reuniões com representantes do governo chileno e da embaixada brasileira. Foram discutidos temas relacionados à importância da gastronomia e também foram apresentadas as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Minas, por meio da Secult, para fomentar a cultura e o turismo no estado.
“Minas fala ao mundo pela cultura, pela cozinha e pelo jeito acolhedor de receber. Estar no Chile é mostrar que nosso destino compete com os melhores do planeta: patrimônios históricos, cidades vibrantes, gastronomia amplamente reconhecida, experiências afetivas e um Carnaval que é liberdade, encontro e futuro”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, afirma Bárbara Botega.
Nessa terça-feira (25/11), Minas Gerais mostrou todo o brilho e a riqueza de sua gastronomia em ação realizada em parceria com o Cumbucca. A chef Fabiana Rodrigues conduziu a cozinha-show com um menu que celebra a tradição e o sabor do interior mineiro: galinhada, pururuca, cachaça da roça, broa de milho e queijo minas padrão com calda de doce de leite. A ação foi concebida para traduzir a cozinha mineira em sua essência: simples, técnica e movida por memória afetiva.
As agendas seguem nesta quarta-feira (26) com uma reunião importante com as principais companhias aéreas chilenas, sendo esta realizada em parceria com a BH Airport. E nesta quinta-feira (27/11), operadores, agentes de viagens e organizadores de eventos serão convidados para um um café bem mineiro com quitutes e produtos de diversos territórios do estado: pães de queijo, bolos, doces artesanais, queijos, cafés especiais e itens que celebram a cultura alimentar do interior.
À noite, jornalistas e influenciadores digitais participarão de outro encontro com degustação de “tapas mineiras”, com petiscos tradicionais servidos ao estilo contemporâneo, além de caipirinhas preparadas com cachaça premiada do Norte de Minas e o vinho Luiz Porto Dom de Minas, de Tiradentes. O objetivo é que eles tenham a oportunidade de experimentar a cozinha mineira e conhecer um pouco mais da diversidade dos atrativos que compõem o Destino Minas Gerais.
Carnaval mineiro chega às ruas de Santiago
Ainda no dia 27/11, Minas anunciará uma ação cultural inédita para o mercado chileno: no dia 7/12 será promovido, no bairro Itália, um cortejo aberto ao público inspirado no Carnaval da Liberdade e no Carnaval da Tranquilidade, dois modelos que expressam a pluralidade da folia mineira, unindo música, ocupação dos espaços urbanos, hospitalidade e convivência pacífica.
A proposta busca ampliar a circulação internacional do Carnaval mineiro, atraindo turistas do Chile para uma das temporadas mais relevantes para a economia criativa do estado. Em 2024, Minas Gerais esteve entre os três estados brasileiros que mais receberam visitantes estrangeiros durante o Carnaval.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no ano passado, foram registrados 31.355 turistas estrangeiros em Belo Horizonte e outras cidades mineiras nos quatro dias de Carnaval, saldo que representa 13,6% de todos os visitantes internacionais que estiveram no país durante a folia.





